Ter, 18 de outubro de 2016, 23:40

Campus de Laranjeiras promove Ciclo de Palestras
O evento segue até amanhã ,19, com a palestra "Direitos Humanos/Questões de Gênero e Sexualidade"

“Questões Ambientais: Meio Ambiente e Sustentabilidade” foi o título da primeira mesa-redonda do I Ciclo de Palestras do Campus de Laranjeiras, realizado na manhã de hoje ,18. O evento reuniu estudantes, professores e técnico-administrativos no auditório do Campus.

A abertura foi realizada pelo grupo de dança “Retalhos Culturais'', que trouxe uma coreografia sobre a àgua. Na sequência, a coordenadora do ciclo e também vice-diretora do campus, Rozana Rivas, falou do objetivo do evento.“Contribuir para o debate crítico sobre temáticas que, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Superior, devem estar presentes na formação inicial e continuada de todos os profissionais das diferentes áreas do conhecimento'', disse.

O professor de arqueologia da UFS, Paulo Fernando Bava de Camargo mediou a mesa. Além dele, também compuseram a mesa, a professora da UFS e mestre em Educação , Aline Lima Nepomuceno, a professora da UFS e doutora em Engenharia Agrícola, Laura Jane Gomes, o doutor em Entomologia Genésio Tâmara Ribeiro, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema-UFS) e o administrador e mestre em Desenvolvimento (Prodema-UFS), Paulo Sérgio dos Santos.

Logo no início de sua palestra, Aline Lima exibiu um vídeo com imagens sobre o meio ambiente, que contextualizava a temática da sustentabilidade. Em sua fala, a professora destacou a educação ambiental que, segundo ela, geralmente é trabalhada de forma fragmentada e descontextualizada, o que caracteriza as práticas conservadoras.

Enquanto a fala de Laura Jane apresentou as unidades de conservação ambiental em Sergipe e contextualizou a importância da biodiversidade existente, Genésio Tâmara preferiu apresentar uma reflexão a cerca da sustentabilidade, do que a universidade tem feito e o que pensar em fazer em relação a isso.

Paulo Sergio, por sua vez, iniciou sua fala comentando a polêmica proposta de emenda à Constituição (PEC) 241/2016, que trata das limitações dos gastos públicos e que pode afetar as políticas ambientais desenvolvidas pelo Serviço Público. Se aprovada, a PEC 241 começa a valer a partir de 2017. Por fim, centrou sua exposição na gestão de políticas públicas e dimensões de sustentabilidade no muncípio de Laranjeiras.

Após o debate, professores, estudantes e servidores técnico-administrativos fizeram considerações e questionamentos aos integrantes da mesa, que, após responderem, finalizaram a manhã de debates.

Amanhã, 19 de outubro, acontece o último dia do ciclo com o tema “Direitos Humanos/Questões de Gênero e Sexualidade'' . Os convidados previstos para integrar a mesa-redonda são: Clóvis Carvalho Britto, professor do departamento de Museologia (UFS),Claudiene Santos, professora do departamento de Biologia (UFS), Alice Alexandre Pagan, professora do departamento de Biologia (UFS), Paulo Sérgio Costa, coordenador do Programa de Pós-gradução e Sociologia (UFS), e Sandra Raquel Santos de Oliveira,professora do departamento de Psicologia (UFS).

Atualizado em: Sex, 07 de abril de 2017, 16:34