Sex, 21 de outubro de 2016, 08:50

Alunos do Campus de Laranjeiras apresentaram trabalhos na 3ª Semac
Evento aconteceu entre os dias 17 e 21 de Outubro.

A Semana Acadêmico-Cultural da Universidade Federal de Sergipe – Semac, acontece há três anos, expondo as produções que estão sendo desenvolvidas no meio acadêmico, para a sociedade. A novidade, nesta edição, foi a integralização das apresentações dos trabalhos de iniciação à extensão, iniciação científica, iniciação em desenvolvimento tecnológico e pós-graduação desenvolvidos pelos alunos dos seis campus da instituição, entre eles, vinte e sete trabalhos desenvolvidos por acadêmicos do campus de Laranjeiras, como pôsteres e apresentações orais.

A estudante de Arquitetura e Urbanismo, Isabela Soares Brito, orientada pela professora Rozana Ribas, apresentou o trabalho do Pibic “Arborização versus usos das calçadas ”.

A estudante explica que o objetivo do trabalho é investigar a situação da arborização de Aracaju. “ A investigação é fundamental para verificar o quanto a presença de arborização interfere na utilização das calçadas, e desesenlvolver propostas de indices urbanísticos que favoreçam uma melhora do conforto térmico para a utilização das calçadas melhorando microclima urbano”.

Isabela disse que Aracaju é uma cidade com pouco planejamento urbano e isso fez com que ela se interessase pelo tema. “ A cidade se encontra com falta de arborização,é importante entender melhor essa situação, pesquisar, saber o que é que acontece”, explicou.

Isabela ressaltou a relevância de participar de projetos de pesquisar dentro da academia. “É importante tanto para você conseguir entender como se faz uma pesquisa científica, como também, para poder usar esse resultado obtido durante em um artigo científico e tentar influenciar o meio acadêmico''.

A estudante de Arqueologia, Anny Larissa Leite, orientada pelo professor Leandro Domingues Duran, apresentou o trabalho do Pibic intitulado “Arqueologia documental e cultura naútica nos Arquivos Públicos do Estado de Sergipe – Fase II”.

Abordando a arqueologia documental, ela explicou o processo de análise e selação de fontes documentais primárias presentes no arquivo público do Estado de Sergipe. Anny explicou ainda, a produção de dados sobre as diferentes culturas náuticas operadas em Sergipe entre os séculos XVI e XIX, visando uma análise quantitativa e qualitativa.

A estudante disse que o interesse pelo tema surgiu durante o curso. ”É uma área que no curso de arqueologia não é muito trabalhada. Tive a curiosiade para saber até onde vai e saber os limites”.

Sobre o Pibic, a estudante acredita que “é o momento que você pode treinar para quando você se formar ter segurança e certeza do que você pode fazer”.

Já a estudante de Museologia, Gabrielle do Nascimento Mattos,orientada pela professora Cristina de Almeida, apresentou o trabalho do Pibix “Brincando com o patrimônio: ação cultural e educativa em museus”.

Segundo ela, o trabalho consiste em criar mecanismos para que os funcionários dos museus saibam como lidar com o todo o material disponível na casa. Criando um sentimento de pertencimento dos objetos folcloricos com o povo da cidade.

Para Gabrielle, o Pibix tem grande importância porque o seu objetivo é que os alunos saíam dos muros da acadêmia.“E com o Pibix saímos da “ilha” que é o campus encontrando a realidade e os problemas vividos pela comunidade”, concluiu.

Atualizado em: Sex, 09 de dezembro de 2016, 21:53