Qui, 26 de janeiro de 2017, 12:45

Com homenagens e a escolha do tema da próxima edição, XLII Simpósio encerrou as atividades
Enéias Tavares e Bráulio do Nascimento foram homenageados no último dia do Simpósio. Evento ocorreu entre 12 e 14 de janeiro de 2016

O terceiro e último dia do XLII Simpósio Encontro Cultural de Laranjeiras foi marcado por homenagens e discussões alusivas ao cordel e a cantoria. O encerramento foi realizado no dia 14 de janeiro, no auditório da UFS – Campus de Laranjeiras.

A primeira mesa foi coordenada pela museóloga Hildênia Oliveira (SE), com tema “Enéias Tavares: percurso de um poeta e xilogravurista”, contando um pouco da trajetória do cordelista. A museóloga contou que Enéias Tavares antes de trabalhar com cordel, trabalhou no Conservatório de Música de Sergipe, além de ter sido funcionário do Museu Théo Brandão, na capital alagoana.

Ela contou também que Enéias fez o cartaz do 2º Encontro Cultural de Laranjeiras todo em formato de cordel, convidando as pessoas a participar do evento em 1976. “Para mim que sou laranjeirense e levanto a bandeira da cultura, fiquei profundamente emocionada quando encontrei esse cordel falando da minha terra, dos meus professores, dos pesquisadores que nós pautamos para escrever e falar sobre a cultura sergipana e a cultura laranjeirense”.

A segunda mesa coordenada pela professora Cássia Frade (RJ), teve como tema “Bráulio do Nascimento: Presente! ”. Os integrantes da mesa foram José Fernando (PE), Beatriz Gois (SE), Aglaé d’Avila (SE), Jackson da Silva Lima (SE), Luiz Fernando Ribeiro Soutelo (SE), e Osvaldo Trigueiro (PB), que não pode comparecer mas enviou um texto. A mesa fez uma homenagem ao folclorista Bráulio Nascimento, que faleceu em 27 de setembro de 2016. Ele foi presidente da Comissão Nacional e publicou dezenas de livros sobre o folclore brasileiro e foi também um pesquisador atuante nesta área.

Em seguida, foi lançado o selo comemorativo dos 50 anos do Conselho Estadual de Cultura que organiza e administra diversos tipos de eventos culturais, entre eles, o Simpósio do Encontro Cultural de Laranjeiras, sendo um conselho que tem vários representantes de diversas áreas. O conselho também realizará várias comemorações até o dia 16 de agosto, entre as quais: seminários, palestras, exposições, reuniões itinerantes e etc. Também foi lançado o folheto de cordel “Rio Caiçá de Simão Dias e sua súplica pela vida”, de Gilmar Ferreira.

O Simpósio encerrou as atividades com a escolha do tema para a próxima edição. Os temas foram apresentados, alguns deles escolhidos pelos participantes e, em seguida, foi aberta votação ao público presente. O tema vencedor foi “Laranjeiras no Encontro: O Palco é a Rua”, com 29 votos.

Atualizado em: Qui, 09 de fevereiro de 2017, 21:19