Qui, 16 de fevereiro de 2017, 10:39

Vice reitora e diretor do campus laranjeiras representam a UFS no XLII Simpósio cultural
A vice reitora Iara Maria Campelo Lima e o diretor Gilson Rambelli representam a UFS no XLII Simpósio cultural

A vice reitora Iara Maria Campelo Lima possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe, mestrado e doutorado em Educação, foi diretora do Centro de Educação e Ciências Humanas e é a primeira mulher a assumir a Vice Reitoria pela UFS. Ela representou a universidade no XLII simpósio cultural de laranjeiras.

Iara afirmou que o evento foi excelente, mas, precisava de uma maior interação e participação de alunos e pesquisadores do próprio estado. "É preciso que as pessoas compreendam, participem, venham, para fazer o festival permanecer, existir. E que os alunos e a juventude absorvam cada vez mais a cultura para que ela não venha morrer.", expressa ela.

A vice reitora mencionou sobre a participação da UFS no incentivo à cultura realizada tanto pela universidade quanto trazida exteriormente, e disse que é essencial a formação de uma comissão entre estado, município e professores aposentados que já estão desenvolvendo esse trabalho para que se discuta a questão da interculturalidade partindo dos ideais da cultura popular, e assim, trazer para dentro da formações dos professores, ações que potencialize, multiplique e fortaleça a cultura laranjeirense.

Sobre o tema desse simpósio cultural ela afirmou: "Gostei muito, principalmente a forma que ele foi escolhido e porque ele foi escolhido, foi uma definição dos alunos, e esse ano também a escolha foi um tema muito bonito, amplo e que teve uma representação de voto muito grande do povo de laranjeiras e isso foi muito interessante".

O Diretor do campus de Laranjeiras Gilson Rambelli é graduado em História pela Universidade de São Paulo com mestrado e doutorado em Arqueologia pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado em Arqueologia Subaquática pelo Núcleo de Estudos Estratégicos da Universidade Estadual de Campinas (2004-2007), é professor do Departamento de Arqueologia da UFS e foi presidente da Sociedade de arqueologia Brasileira (SAB). Ele deu apoio a secretaria de estado da cultura (SECULT) na organização do XLII simpósio do encontro cultural de laranjeiras.

"Desde que cheguei a universidade, eu venho tendo o privilégio de participar do encontro cultural, minha primeira participação foi em janeiro de 2010, eu era vice diretor, a diretora viajou na ocasião e eu fiquei fazendo a substituição dela, e foi algo incrível." ,comenta o diretor.

Gilson comentou sobre a importância desse tipo de evento para a comunidade local e acadêmica e ressalta que o simpósio tem uma projeção internacional, porém salienta que é pouco aproveitado. Ele salienta que para quem gosta dessa temática de evento esse é um grande fórum de pesquisa que precisa ser mais aproveitado.

O diretor disse que esse ano foi diferente dos anteriores, que misturas as festividades locais do encontro cultural com o simpósio. "Ficou bem focado no simpósio, não teve o encontro como costumava ter, dos desfiles nas ruas, aconteceu mais no contexto religioso, mas não teve aquela coisa da participação popular com acontece todo ano, eu gosto mais quando acontece tudo junto, mas foi importante.", expressou ele.

Tanto o Gilson quanto Iara comentaram sobre o próximo tema do simpósio e afirmaram que teremos uma surpresa, já que a escolha foi diferente, com a maior participação popular que a escolha do tema foi muito bonita e bastante inusitada. O diretor de Laranjeiras comentou quando perguntado sobre o planejamento do XLIII simpósio: "Não tenho nada em mente, mas tenho tudo na cabeça".

Atualizado em: Ter, 21 de fevereiro de 2017, 22:39