Qui, 23 de fevereiro de 2017, 10:02

Departamento de Arqueologia promove minicurso em comemoração aos 10 anos de curso
Evento integra parte das atividades de comemoração dos 10 anos do curso na UFS, Campus de Laranjeiras

“Método e Técnicas do Registro Arqueológico: Estratigrafias e Vestígios” foi tema do minicurso promovido pelo Departamento de Arqueologia, como parte das atividades de comemoração pelos 10 anos de curso. O evento reuniu alunos e professores, no auditório da Universidade Federal de Sergipe (UFS) – Campus de Laranjeiras, entre os dias 14 e 16 de janeiro de 2016.

De acordo com a coordenadora do curso, Olivia de Carvalho, a iniciativa teve como intuito propiciar aos estudantes uma complementação aos métodos que são empregados na escavação, além de fazer parte das atividades alusivas ao aniversário do curso. “O minicurso foi pensado como parte das atividades em comemoração aos 10 anos de curso e serve para oferecer um maior conhecimento aos alunos a respeito deste tema”, ressaltou.

O minicurso foi dividido em três dias e em dois momentos: no primeiro momento, foi abordado de forma teórica a temática proposta; no segundo e último momento, foi dedicado a parte prática.

Priscila Viana, aluna do 6° período de Arqueologia, falou sobre a importância do minicurso para seu aprendizado." Eu achei fundamental, porque essa área não faz parte da grade do curso de Arqueologia, e os métodos e as técnicas pode nos ajudar na prática de campo”, finalizou.

O minicurso foi ministrado pela professora Vivian Karla de Sena - Colegiado do Curso de Bacharelado em Arqueologia e Preservação Patrimonial, Campus Serra da Capivara da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em São Raimundo Nonato-PI e Pós-Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia da UFS.

Histórico

O curso foi criado no ano de 2007, inicialmente no Núcleo de Arqueologia (NAR), com um pequeno grupo de docentes efetivos, visitantes e voluntários e teve sua sede provisória no CAIC Zizinha Guimarães, assim como os demais Núcleos do Campus de Laranjeiras. Após a reforma do prédio que abrigava o antigo Trapiche Santo Antônio, no ano de 2009, e a transferência do Campus de Laranjeiras para este espaço, o Núcleo de Arqueologia passa a ser localizado no centro histórico da cidade de Laranjeiras.

Como resultado das atividades de pesquisa científica desenvolvidas pelo corpo docente, bem como da execução de aulas práticas das diferentes disciplinas da grade curricular, do curso de graduação em Arqueologia, foram criados quatro laboratórios: o de Bioarqueologia (LABIARQ), o de Arqueologia de Ambientes Aquáticos (LAAA), o de Arqueologia Sensorial (LAS) e o de Arqueologia da Paisagem, Identidade e Contato (LAPIC).

Atualmente, o DARQ é composto por 12 docentes efetivos com doutorado em Arqueologia e que desenvolvem atividades de ensino tanto na graduação como no Programa de Pós-Graduação de Arqueologia (PROARQ); desenvolvem também atividades de pesquisa e de extensão, envolvendo projetos locais, regionais e convênios internacionais. Um servidor técnico de laboratório também se encontra lotado no DARQ, desempenhando atividades técnicas voltas para a prática arqueológica, tanto no ensino como na pesquisa e extensão.

Com duração de oito semestres (quatro anos), o curso de graduação em Arqueologia, carro chefe do DARQ, embora recente tem formado profissionais que atuam por todo o território nacional, bem como absorvido discentes no PROARQ que desejam seguir a carreira acadêmico-científica.

Assim, as ações, projetos e programas desenvolvidos pelo DARQ resultaram na nota cinco, na avaliação executada pelo MEC no ano de 2010, tornando o curso de graduação em Arqueologia referencia nacional. Tal marco coroa o empenho, a dedicação e o comprometimento do corpo técnico-administrativo, de docentes e de discentes do DARQ, bem como da Universidade Federal de Sergipe.