Sáb, 18 de março de 2017, 17:18

Campus de Laranjeiras sedia evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher
Evento foi organizado pela Prefeitura de Laranjeiras com apoio da Universidade Federal de Sergipe - Campus de Laranjeiras

No último dia 8 de março, foi comemorado o Dia Internacional da Mulher, e a data não passou em branco no Campus de Laranjeiras. Muito pelo contrário! O Campus foi o palco de um evento, organizado pela Prefeitura de Laranjeiras, alusivo a data com uma programação especial que contou com música, apresentação cultural, exibição de documentário, dança e exposição.

O evento iniciou com uma apresentação especial pelo dia das mulheres do cantor Wadson Torres. Seu repertório musical, composto por voz e violão, levou clássicos da Música Popular Brasileira (MPB) ao público.

A secretária de Igualdade Racial e Pesca, Sandra Sena, abriu o evento saudando as mulheres presentes no auditório, falou da exposição "O Feminismo negro no palco da história”, sobre Lélia Gonzalez, e explicou a importância de trazer a história da ativista para a discussão.

“Lélia foi uma mulher à frente do nosso tempo. Educadora, ativista e intelectual de destaque. Além disso, ajudou a fundar o Movimento Negro Unificado (MNU). Esse movimento tinha como objetivo unificar a luta dos negros no país. Então que, a partir da exposição, a gente possa conhecer um pouco mais e se espelhar no pensamento de Lélia, ressaltou Sandra.

A cerimônia de abertura contou também com a presença de Marta Hagenbeck, primeira-dama da cidade; Adélia Sampaio, secretária Adjunta de Turismo; Gardênia Hagenbeck, secretária de Turismo; e Lícia Aguiar, secretária de Ação Social.

Logo após a solenidade de abertura, o grupo de Reisado Guerreiro da 3ª idade do povoado Bom Jesus, se apresentou animando os presentes. Em seguida, foi exibido o documentário "À Mussuca, ao Samba de Pareia", organizado pela professora Alexandra Dumas, do Núcleo de Teatro da UFS, contou a história de Maria Nadir do Santos, mais conhecida como Dona Nadir da Mussuca, líder do grupo São Gonçalo e do grupo Samba de Pareia.

O evento se encerrou no final da manhã, com uma apresentação de dança do Grupo Reviver, seguida de coffee break.

Sobre a Exposição

Composto por 8 painéis , a Exposição "Lélia Gonzalez - o feminismo negro no Palco da História", de autoria de Antonia Ceva, retrata a trajetória política e intelectual de Lélia, que deu atenção especial a demandas específicas dos negros e, em especial, das mulheres negras. A mostra ficará disponível para visitação até o dia 24 de março, no hall de entrada do Campus de Laranjeiras.


Atualizado em: Dom, 19 de março de 2017, 22:48
Notícias UFS