Qui, 13 de abril de 2017, 18:30

Campus de Laranjeiras comemora 10 anos de existência
Comemoração ocorreu no dia 28 de março

A Universidade Federal de Sergipe realizou no dia 28 de Março, um evento em comemoração aos 10 anos do campus de Laranjeiras, cuja aula inaugural ocorreu em 28 de março de 2007. A cerimônia iniciou-se com a apresentação do grupo folclórico São Gonçalo do Povoado Mussuca, animando todos os presentes. Em seguida uma mesa composta pelo reitor Angelo Antonioli, a vice-reitora Iara Campelo, o diretor do campus Gilson Rambelli, a vice-diretora Rozana Rivas e o prefeito de Laranjeiras Paulo Hagenbeck, deu início as comemorações homenageando pessoas que foram de grande importância para o campus, como o ex-diretor Airto Batista e o ex-vice-diretor Marcelo Maciel.

Antes do início das homenagens, houve uma manifestação pacifica dos estudantes, que reivindicaram melhorias no transporte e a implantação do restaurante universitário no campus, este prometido anteriormente pelo reitor Angelo Antonioli.

O atual diretor do campus Gilson Rambelli, ressaltou a importância do campus para a cidade de Laranjeiras: “São 10 anos de existência, é um momento de reflexão, mas temos sim que comemorar, não é fácil ocupar um prédio tombado pelo patrimônio histórico para se fazer um campus universitário que depende de recursos Federais, reconhecemos os problemas enfrentados no dia-a-dia, devemos sim dar novas soluções para problemas antigos, se não vamos ficar batendo na mesma tecla e isso vai desgastando o que nós viemos fazer aqui, que é trabalhar, construir e formar pessoas.”

Sobre as dificuldades de manter os campus secundários, distintos da sede, como o de Laranjeiras, Ângelo explica: "O maior desafio que nós vamos enfrentar é o político e econômico. Nós estamos vendo o país passando por uma crise econômica sem precedentes. Os gastos públicos aumentaram muito, a contenção dos gastos públicos está, sem dúvidas nenhuma, dificultando a gestão da Universidade, está impedindo muito os avanços. A maior dificuldade, é o investimento público, é o financiamento da Universidade pública, porque precisamos de condições. E as condições só podem ser desempenhadas adequadamente, se os investimentos forem adequados."

A respeito da importância e do cuidado para com as estruturas do campus, Airto Batista, primeiro diretor do Campuslar, comenta: "O campus é belíssimo, tem salas onde vocês encontram paredes de pedras, porcelanato, aquele contraste imenso, é maravilhoso. Agora é um campus em um sítio arqueológico, e exige cuidado permanente. Não é como um prédio que se fez do zero."

O vencedor do concurso do logotipo Vinicius Deda Menezes, estudante de Arquitetura e Urbanismo fala sobre sua participação no evento: “Fiquei muito surpreso não achei que seria o vencedor, mas foi uma ótima atividade extracurricular. Sempre gostei muito de trabalhar com criação e para a criação do logotipo busquei traçar minha vivencia no campus e as coisas marcantes que vejo no dia a dia, como a igreja e o sol”.

O evento finalizou com as apresentações da banda de Pífano local e o grupo teatral Boca de Cena, coordenado pelo também homenageado Rogério Santos Alves e formado em teatro pelo Núcleo de Teatro da UFS.

Atualizado em: Qui, 13 de abril de 2017, 18:35