Qua, 26 de abril de 2017, 22:34

Alunos desenvolvem projeto no povoado quilombola Mussuca em Laranjeiras
Evento realizado no dia 20 de abril

Estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo do 6º período da UFS em Laranjeiras realizaram no último dia 20, um projeto no povoado quilombola Mussuca, chamado “Meu olhar na Mussuca”. O projeto desenvolvido pelos professores Fernando Antônio, Larissa Scarano, Lygia Nunes e Cecília Tavares, voltado para os participantes da disciplina de planejamento VI, tinha como principal finalidade conhecer melhor o povoado quilombola que fica a alguns minutos de Laranjeiras, desde a sua história, sua estrutura e as pessoas que residem no local.

As atividades do projeto que aconteceram na Escola Municipal José Monteiro Sobral, tiveram início pela manhã com as crianças, e se estendeu até o final da tarde. Entre as atividades desenvolvidas, jogos de conscientização, brincadeiras, cinema educativo, dança e outras. Os estudantes realizaram ainda, uma cobertura provisória, produzida por eles mesmos, para a quadra poliesportiva que tem ao lado da escola, que era motivo de insatisfação, justamente pela falta de proteção do sol.

Sobre a iniciativa do projeto, Amós Bezerra, diretor da escola, comenta: ”Esse tipo de projeto é de grande importância tanto para a escola quanto para a comunidade, pois ajuda na valorização da identidade, apesar de conhecer e de fazer parte da história do quilombo, os mais jovens não tem a mesma mentalidade dos mais velhos, é preciso ter a valorização da cultura e o resgate de identidade, pois por ser um povo sofrido no passado foi um povo que trouxe muitos benefícos para os dias de hoje e isso tem que ser motivo de orgulho”.

A respeito da cobertura provisória da quadra, Amós explica: “Achei muito bom essa ideia, pois uma quadra de esportes é de grande utilidade nas escolas, até mesmo para esse tipo de evento. Quando um evento é feito na quadra, a população sente-se mais a vontade para participar. Já na escola, a população sente-se como se fosse algo privado. Com essa iniciativa os alunos podem voltar a utilizar, pois por conta do sol e o calor isso se tornou impossível, espero também que essa iniciativa sirva de estímulo para que o gestor da cidade possa fazer uma cobertura permanente.”

Lucicléia Marques, 14, aluna do 8º ano também comentou sobre as atividades: “Estou achando ótimo, pois não é sempre que isso acontece, gostaria muito que acontecesse mais vezes. O que mais gostei foram os filmes exibidos no cinema e os temas dos filmes que foi relacionado à valorização e a cultura, pois as pessoas não valorizam muito. A cobertura provisória da quadra foi ótima, pois por conta do sol não tinha como brincar, agora nós podemos”.

Sobre a experiência do projeto e de tudo quanto ele agrega de novidade, o estudante do 6º período, Galdeson Santos 27, relata: “Gostei muito de participar do projeto, por ser uma coisa nova, pois nunca fizemos algo do tipo, não só eu, acredito que todos os meus colegas gostaram muito de participar, ajudar e interagir com as pessoas.”

Em clima animado, as atividades acabaram no fim da tarde com a distribuição de doces e salgados para as crianças e adolescentes que brincavam na quadra.

Atualizado em: Qua, 26 de abril de 2017, 22:43