Ter, 30 de maio de 2017, 22:21

Universidade Federal de Sergipe promove encontro e discussão com a Prefeitura Municipal de Laranjeiras com vistas estabelecer protocolo de cooperação.
"UFS de mãos dadas com Laranjeiras"

Ocorreu na terça-feira (30/05) um encontro entre a Universidade Federal e a Prefeitura Municipal de Laranjeiras através da Pró- Reitoria de Extensão, com vistas estabelecer um protocolo de cooperação. O projeto parcerias teve como tema “UFS DE MÃOS DADAS COM LARANJEIRAS”, onde os principais objetivos foram identificar as possibilidades de desenvolvimento de ações e projetos de extensão junto à comunidade e o município de Laranjeiras e identificar demandas e oportunidades de ações empreendedoras entre o município e a Universidade.

O encontro teve como público alvo: Gestores Municipais, Lideranças Comunitárias e de atividades sociais, Docentes e Discentes da UFS - Campus de Laranjeiras. O evento contou com rodas de conversa sobre o Movimento Popular de Saúde ministrada por Simone Leite - Coordenadora do MOPS e palestra sobre empreendedorismo ministrado por Augusto Cézar - Coordenador do Núcleo de Empresas Juniores/UFS. Em seguida a Coordenadora do SEBRAE-SE Rosana Leite, Junto com Welington Barros- Coordenador de Tecnologias Sociais e Ambientais deram continuidade explicando melhor como funciona esse tipo de parceria e cooperação.

A Pro- Reitora de Extensão Alaíde Hermínia comentou sobre o encontro: “Promover a aproximação da Universidade com o município para que haja um pertencimento da população em relação a UFS, nosso objetivo não é só aproximar o campus de Laranjeiras com o município de Laranjeiras e sim a UFS como um todo. Para a universidade os benefícios trazidos com essa parceria é a melhor articulação com a política interna de ensino, pesquisa e extensão e com a política de financiamento público de serviços que a Prefeitura tem, a UFS vai se alinhar nessa política, além de ajudar no desenvolvimento social e humano do município e da população, propicia também ao aluno da UFS um contato maior com as práticas em todas as áreas. Já temos com o curso de arquitetura, mais não é uma cooperação como essa que estamos propondo agora, ampla e institucional, museologia e arquitetura já tiveram ações especificas junto a prefeitura, mas agora estamos propondo um termo de cooperação ampla em que vários cursos possam colaborar”.

”A importância desse tipo de evento se dá em função da possibilidade de a Universidade colaborar com o desenvolvimento local com a sustentabilidade econômica, desenvolvimento da cultura, com os resgates e principalmente estabelecer uma parceria e uma aproximação maior entre a Universidade e a comunidade” fala Augusto César Coordenador do Núcleo de Empresas Juniores/UFS.

“O Prefeito vai contribuir no que for necessário para que o trabalho que já está sendo feito pela universidade seja concluído, dando toda assistência possível”, completa Heraldo Silva representante do Prefeito Paulo Hangenbeck.

O evento finalizou com uma roda de conversa entre representantes das Secretarias e o Núcleo de empreendedorismo da UFS, para falar sobre as principais demandas e necessidades do município.

Atualizado em: Ter, 30 de maio de 2017, 22:26