Qui, 20 de julho de 2017, 16:22

Centro Representativo Independente de Arquitetura (CRIAR) Promove a VII Semana de Arquitetura e Urbanismo (SEMANAU)
Evento continuou seguido de palestras e oficinas até a sexta-feira, 14

A SEMANAU continuou na quinta (13/07) com a palestra “Todos Pela Cidade”, buscando falar sobre o apoio a comunidades em situações de conflitos, de como formar profissionais capacitados para resolver os problemas da população e respaldar a luta dos grupos que tem direito a cidade.

A estudante de arqueologia do 7º período e integrante da organização do evento Gabriela Pires, explica um pouco mais: sobre a palestra:“ A palestra mostrou exemplos de pessoas de comunidades em que recorreram a arquitetos pois estavam praticamente sendo despejadas, esses profissionais atuam para melhorar e criar projetos urbanísticos e arquitetônicos que melhorem a vida dessas pessoas nesse local em que elas se inseriram em forma de ocupação, é um trabalho tanto da arquitetura quanto da defensoria pública para que essas pessoas consigam fazer parte da cidade”.

Larissa Nunes dos Santos, caloura do curso de arquitetura, fala: “Nunca cheguei a fundo os assuntos que foram tratados aqui. Muitas das vezes os arquitetos pensam muito em projetar e esquecem do urbano e o social. Acho incrível a falta de importância que dão a quem realmente produz a cidade. Quero que aconteça mais eventos como esse onde seja discutido assuntos do tipo”.

Sobre a experiência do evento, a estudante do 7º período de arquitetura Mariel Pinheiro comenta: “Acho legal a evolução do evento e o quanto ele vem caminhando bem. É de grande importância articular e dar visibilidade a áreas que normalmente são pouco discutidas, como o urbano e os movimentos sociais que as vezes são esquecidos na academia. O tema foi ideal para poder apresentar os movimentos sociais e as lutas do povo que nem sempre estão incluídas no meio acadêmico”.

O evento ainda contou com oficinas que aconteceram no Campus de Laranjeiras e na Barra dos Coqueiros se encerrando na sexta feira (14/07).