Qui, 14 de dezembro de 2017, 11:52

Ministro assina ordem de serviço para concluir Materno Infantil do HU
Previsão para finalizar obra é de 540 dias

O Ministério da Educação (MEC) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) autorizaram, nesta quarta-feira, 13, a execução da obra de conclusão da Unidade Materno-Infantil do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS). A empreitada, orçada em cerca de R$ 15,7 milhões, deve garantir para a população sergipana um prédio de 6.952m², com seis pavimentos e 118 leitos.

A ordem de serviço foi assinada pelo ministro da Educação, Mendonça Filho; pelo presidente da Ebserh, Kléber Morais; pelo reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Angelo Antoniolli; pelo senador Eduardo Amorim (SE) e pelo deputado federal André Moura (SE). A previsão para finalizar a obra é de 540 dias.

Para o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kléber Morais, a obra preencherá uma lacuna que existe em Sergipe. “Essa obra é suma importância para Aracaju e Sergipe, pois a UFS tinha essa lacuna de não disponibilizar o serviço Materno Infantil. Vejo, como professor, que os alunos terão um ambiente adequado para a formação na área da graduação, pós-graduação, residência, mestrados e doutorados, levando todos os fundamentos do Hospital”, comentou.

Durante a assinatura da ordem de serviço, o reitor da UFS, Angelo Antoniolli, falou sobre a importância da unidade hospitalar no contexto educacional. “Este é um momento histórico. Pela primeira vez, em mais de meio século de existência, o HU contará com a tão sonhada unidade materno infantil. Serão quase sete mil metros quadrados para atender a gestantes e bebês. Estou extremamente feliz e orgulhoso pelo trabalho que o deputado André Moura tem feito por nós”, declarou o reitor, referindo-se ao empenho do parlamentar, assim como do senador Eduardo Amorim (SE), para a liberação da verba.

Já a superintendente do HU-UFS, Angela Silva, enfatizou que a liberação da verba expandirá a infraestrutura do hospital no que diz respeito ao atendimento dos seus pacientes. “Além da infraestrutura e da melhoria no atendimento à população, a unidade será um reforço para a preparação de estudantes e residentes da área da saúde. O hospital passará a dispor de UTIs Neonatal e Pediátrica, mais leitos de enfermaria, berços e vagas em berçário, salas de parto e salas cirúrgicas”, comemorou a gestora.

Prédio

Com a assinatura da ordem de serviço, a Unidade Materno Infantil do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) receberá um investimento de cerca de R$ 15,7 milhões, o que deve possibilitar a conclusão de um prédio com seis pavimentos (6.952m²) e 118 leitos, assim distribuídos: UTI Neonatal (oito leitos), UTI Adulto (oito leitos), UTI Pediátrica (seis leitos), 67 leitos de enfermaria, 21 berços e oito vagas em berçário (Semi-Intensiva), além de cinco salas de parto e seis salas cirúrgicas.

Sobre a Ebserh

Desde outubro de 2013, o HU-UFS é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo da Rede Ebserh é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Ascom HU-UFS com informações da Ascom Eduardo Amorim e da Ascom André Moura


Atualizado em: Qui, 14 de dezembro de 2017, 12:47

Notícias Relacionadas
Thumb 8113919031 7292276da0 oa
Angelo Roberto Antoniolli
Os usuários do SUS receberão tratamento e cirurgias oncológicas, transplante de fígado, rim, córnea e vários serviços especializados
Notícias UFS