Sex, 09 de fevereiro de 2018, 17:24

Com o tema “Nosso palco é a rua”, o simpósio do XLIII Encontro Cultural de Laranjeiras é iniciado.
Evento aconteceu na manhã do dia 04 de janeiro

Na manhã do dia 04 de janeiro aconteceu a abertura do XLIII Simpósio do Encontro Cultural de Laranjeiras e teve como tema, “Nosso palco é a rua”. O evento ocorreu no auditório do campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS), município de Laranjeiras e reuniu alunos, professores, pesquisadores e agentes culturais para debater sobre o tema.

É promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), Secretaria do Turismo e do Esporte de Sergipe (Sectur), Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e Secretaria Municipal de Cultura de Laranjeiras.

O simpósio iniciou-se com as palavras de boas vindas do prefeito de Laranjeiras Paulo Hagenbeck, “Essa é a 43º edição do encontro cultural de Laranjeiras juntamente com o simpósio sem nenhuma interrupção, é de grande alegria a realização desse encontro que é muito importante para toda a população laranjeirense, tem como objetivo principal o encontro de diversos artistas de diversas áreas culturais, gerando assim renda para a população local, sejam bem vindos à cidade e aproveitem a festa”.

Entre os palestrantes estavam presentes os secretários de Estado da Cultura de Sergipe João Augusto Gama da Silva, do Ceará, Fabiano Piuba, e de Pernambuco Marcelino Granja, estavam presentes também Fernando Aguiar professor e membro do Conselho Estadual da Cultura, Edílio José Soares Lima Representante do IPHAN/SE além de mestres da cultura popular dos dois estados e de Laranjeiras.

“O Encontro Cultural é um evento de repercussão nacional de grande importância para a cultura sergipana, tem a participação de todos os estados, e são realizados debates importantes sobre a valorização da cultura” ressalta o secretário de Estado da Cultura de Sergipe João Augusto Gama.

O secretário de Estado de Pernambuco Marcelino Granja também comentou sobre o evento, “Não conhecia Laranjeiras é primeira vez que participo desse evento, Laranjeiras é uma cidade de fortes tradições folclóricas e de cultura popular, além de ser muito bonita e agradável”.

Sobre o tema deste ano o secretário acrescentou, “Cultura não se faz sem intercâmbio, tanto para quem é gestor como para quem e artista, conhecer, ir às ruas, fazer trocas de vivências culturais e artísticas é de grande importância para obter políticas públicas de cultura adequada”.

O principal debate foi sobre a lei de patrimônio vivo e a lei dos mestres, o secretário de Estado da Cultura de Sergipe João Augusto Gama comentou sobre o assunto, “Essas leis representam o reconhecimento de determinadas categorias pelo poder legislativo, recebendo o título de patrimônio imaterial do estado e para isso precisa que haja proteções e garantias para que isso seja preservado no futuro”.

Durante o debate sobre a lei dos mestres o prefeito de Laranjeiras Paulo Hangenbeck afirmou que tem previsões para reabrir o edital e assim contemplar um maior número de mestres.

Na tarde do primeiro dia, houve uma palestra especial sobre o projeto e construção do Largo da Gente Sergipana ministrada por Ézio Deda, criador e Arquiteto do projeto. O Largo da Gente Sergipana será composto por um píer que ficará no leito do Rio Sergipe se abrindo em dois lados, atracadouro para pequenas embarcações, mirante, espaço de convivência e a construção de oito esculturas com 7,0 metros de altura que representarão manifestações culturais do folclore sergipano, erguidas por pilares de 3,0 metros de diâmetro. O Largo será em homenagem as manifestações folclóricas de Sergipe: Bacamarteiros, São Gonçalo, Chegança, Bumba meu boi, Parafusos, Cacumbi, Taieira e Lambe Sujo e Caboclinhos.

Durante toda a Palestra Ézio deixou claro que o seu projeto é para a exaltar cultura popular, comentou o fato da ausência da cultura popular nos tempos atuais e como a valorização dessa cultura vem caindo. A conversa foi finalizada com uma mesa de perguntas sobre as dúvidas diante do projeto.

Atualizado em: Sex, 23 de fevereiro de 2018, 12:08