Seg, 03 de setembro de 2018, 16:37

Nota de pesar do Departamento de Museologia da Universidade Federal de Sergipe

O Departamento de Museologia da Universidade Federal de Sergipe, por meio desta, vem manifestar pesar sobre o incêndio que acometeu o prédio e acervo do Museu Nacional (UFRJ), no dia 02/09/2018. Como instituição Museológica mais antiga no Brasil, com recém completos 200 anos de existência, trazia em seu acervo uma parcela significativa da história e memória brasileira e coleções inestimáveis para informação e conhecimento da nossa população que deixará o setor cultural nacional mais fragilizado e desamparado. Em face, nos solidarizamos com os funcionário e pesquisadores, em meio à perda de suas pesquisas e atividades.

No entanto, faz-se necessário ressaltar o momento no qual o setor tanto da educação, quanto da cultura e da pesquisa, vem passando, com os sistemáticos cortes de verbas para manutenção e realização das suas atividades fins. Faz-se necessário, também destacar a necessidade do maior investimento em processos museológicos fundamentais, como manutenção e recuperação das instituições museais; contratação de profissionais, sobretudo museólogos; segurança e plano de gestão de risco ao patrimônio; conservação e restauro de bens; criação do plano museológico e pesquisa institucional.

Nos últimos 10 anos o Brasil tem perdido, de forma sistemática, instituições culturais e de pesquisa devido à falta de estrutura e condições apropriadas para o seu funcionamento, colocando profissionais, visitantes e a nossa memória material e imaterial em risco, a exemplo do Instituto Butantan (2010), Memorial da América Latina (2013), Centro Cultural Liceu de Artes e Ofícios (2014), Museu da Língua Portuguesa (2015) e Cinemateca Brasileira (2016).

Assim, em meio à tristeza nacional e do setor museológico, esperamos que haja uma imediata retomada nas políticas culturais e museais por parte dos governos federais, estaduais e municipais, para que a nossa memória, a nossa cultura e a nossa história não se percam em meio à falta de estrutura e investimento.

Laranjeiras-SE, 03 de setembro de 2018

Departamento de Museologia