Seg, 17 de fevereiro de 2020, 17:36

Em parceria com a UFS, Estado quer inaugurar o CER IV
Projeto é ponto de atenção ambulatorial especializado em reabilitação
O Centro atenderá pelo menos quatro modalidades de reabilitação: auditiva, física, intelectual e visual. (fotos: Schirlene Reis/ Ascom UFS)

O Governo do Estado busca a parceria da Universidade Federal de Sergipe (UFS) para finalmente colocar em funcionamento o Centro Especializado em Reabilitação tipo IV (CER IV), localizado no Centro Administrativo Governador Augusto Franco, próximo ao Hospital de Urgência de Sergipe. Uma reunião de trabalho aconteceu na manhã desta segunda-feira, 17, no gabinete da Reitoria, envolvendo o reitor Angelo Antoniolli, o vice-reitor Valter Joviniano de Santana, a vice-governadora do Estado, Eliane Aquino, e a superintendente executiva da Secretaria de Estado da Saúde, Adriana Menezes, com suas equipes.

O CER é um ponto de atenção ambulatorial especializado em reabilitação, que realiza diagnóstico e tratamento, constituindo-se em referência para a rede de atenção à saúde da pessoa com deficiência. É organizado a partir da combinação de no mínimo duas modalidades de reabilitação. O Centro construído pelo Estado atenderá pelo menos quatro modalidades de reabilitação, auditiva, física, intelectual e visual, por isso é identificado como CER IV.

“Já temos bem encaminhado que o governo do Estado construiu e está mobiliando e equipando o CER IV. Uma vez finalizada essa etapa, a Universidade irá com seus cursos atuar nos estágios e nas suas atividades de extensão naquele ambiente, melhorando os serviços disponibilizados à pessoa com deficiência em Sergipe”, informou o vice-reitor Valter Joviniano, acrescentando que os cursos envolvidos com as especialidades que hoje realizam suas atividades em parceria com outros órgãos ou em alguns espaços na própria UFS migrarão paulatinamente suas atividades para o CER IV.

A UFS vai atuar no projeto com estágios e atividades de extensão

“A perspectiva de união com o Estado para realizar atividades acadêmicas no CER IV é de extrema importância para a Universidade, pois teremos um espaço planejado e organizado dentro de uma conjuntura de atenção à pessoa com deficiência, onde nossos cursos poderão ofertar os serviços e os alunos terem uma experiência no formato de organização de rede de saúde. Então, a UFS fazer parte desse momento é primordial para que possamos promover uma organização da rede de atenção da pessoa com deficiência com a nossa participação ativa”, completou.

Eliane Aquino

“A parceria do Estado com a UFS é fundamental e para a população vai ser um ganho imenso. São pessoas desassistidas e uma pessoa com deficiência precisa de atendimento de várias especialidades: ela precisa de fono, de fisio, de terapia ocupacional, de psicologia, de educação artística. Para a pessoa carente é mais difícil porque não tem nem condições financeira para ter acesso a esses serviços. E poder ter tudo isso num único local é um ganho gigantesco. Vai ser algo que vai fazer muito bem ao nosso Estado”, disse a vice-governadora Eliane Aquino.

Além da presença da superintendente da SES, Adriana Menezes, a vice-governadora estava também acompanhada de Alynne França Oliveira, referência da Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência, e de Socorro Xavier, coordenadora da Rede de Atenção à Saúde. Da parte da UFS, também participaram, da reunião de trabalho os professores Walderi Monteiro e Jader Pereira, do Departamento de Fisioterapia, e Marcus Valerius Peixoto, do Departamento de Fonoaudiologia.

Marcos Cardoso

Gabinete do Reitor