Ter, 11 de maio de 2021, 10:12

Projeto utiliza técnicas meditativas e respiratórias para melhora do aprendizado
Iniciativa é aberta para as comunidades interna e externa
Ação realizada antes da pandemia no campus de São Cristóvão. (foto: arquivo pessoal)

O projeto de extensão “Utilização de técnicas meditativas e respiratórias na redução da ansiedade e melhora do aprendizado: uma abordagem prática e científica” tem como objetivo a promoção gratuita aos estudantes, docentes e técnicos da Universidade Federal de Sergipe de práticas online de meditação, respiração e relaxamento aliadas a discussão de textos científicos.

O projeto é coordenado pela professora do Departamento de Educação em Saúde/campus de Lagarto Vanessa Pereira Tortelli. Faz parte ainda o professor Murilo Marchioro, do Departamento de Fisiologia/campus de São Cristóvão, e mais dez alunos de graduação de diversos cursos e campi.

“A ideia do projeto surgiu do nosso grupo de pesquisa de meditação na UFS. Devido as necessidades da comunidade em geral, somos procurados por várias pessoas com problemas de ansiedade, dificuldade de concentração, e sabemos que a meditação pode ajudar muito nesses casos”, explica a professora.

Antes da pandemia, o projeto já era realizado de forma presencial. Agora, com a migração para o formato remoto (Google Meet), foi imperativo abordar outros aspectos.

“Resolvemos ampliar a discussão científica também por necessidade: há uma tendência atual de utilizar abordagens holísticas sem validação científica, o que acaba disseminando atividades que não surtem efeito, fazendo com que as pessoas se sintam ainda mais frustradas por não terem resultados esperados, o que acaba sendo mais prejudicial que benéfico”, afirma a coordenadora.

Siga a página no Instagram para obter mais informações. (imagem: reprodução)

Outro objetivo importante do projeto constitui o incentivo às práticas meditativas como redutores de fatores de risco e prevenção, assim como a propagação de um estilo de vida saudável.

Também é esperado que as pessoas possam aprender as técnicas utilizadas para meditação e as utilizem em casa, inclusive com a participação dos familiares.

“As técnicas que abordamos já estão sendo aplicadas em outras instituições de ensino, inclusive com crianças, alunos com necessidades especiais, alunos de Medicina (que tendem a ter níveis altos de ansiedade ao longo do curso), entre outros. Os benefícios imediatos são a redução da ansiedade e, a médio prazo, melhora da concentração, maior facilidade em resolver problemas e maior consolidação da memória”, reforça.

O aluno de Enfermagem Lype Aragão Pinto Martins é um dos envolvidos. “Participar do projeto é muito bom porque nos aproxima do meio científico. Somos incentivados a fazer pesquisa e compartilharmos conhecimento tanto com a equipe quanto com a comunidade”, afirma.

Além disso, o futuro enfermeiro revela que o projeto tem lhe auxiliado na sua vida quotidiana. “A meditação trabalha muito a concentração e, consequentemente, ajuda no controle da ansiedade. Então, as práticas me deixam mais focado e calmo nas minhas atividades acadêmicas e diárias, que é o que interessa para uma boa rotina e para a vida”, completa Lype.

Como participar?

Os participantes terão acesso a sessões semanais (uma vez) de práticas contemplativas, respiratórias e de relaxamento com duração de 15 a 20 minutos (atividade assíncrona) e a encontros mensais com duração de aproximadamente 1 hora (síncronas na plataforma Google Meet), onde serão discutidos os artigos científicos e a abordagem utilizada durante o mês.

Ainda consta na lista a discussão das observações pessoais dos participantes comparando com a literatura estudada. As atividades e os encontros são abertos para as comunidades interna e externa da UFS. A inscrição deve ser realizada através de uma solicitação feita pelo e-mail vtortelli@academico.ufs.br.

Mais informações na página oficial do projeto no Instagram @ext.respira.ufs

Rivandson Teles (bolsista da Proex)

Luiz Amaro (editor)

comunica@academico.ufs.br