Sex, 19 de janeiro de 2018, 16:06

Primeira Sergipana doutora em Arqueologia formada pela UFS
Jaciara Andrade Silva defendeu sua tese de doutorado em Arqueologia

No dia 01/12/2017, Jaciara Andrade Silva defendeu sua tese de doutorado em Arqueologia sobre o sítio arqueológico Justino localizado no município de Canindé do São Francisco no estado de Sergipe. A tese de Jaciara abordou o período de ocupação pós-colonial, trazendo novos dados sobre o período de utilização do sítio, sobretudo o contato nativo - europeu.

Jaciara Andrade Silva possui graduação em Arqueologia Bacharelado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), concluída no ano de 2010. É mestre em Arqueologia na área de concentração em Arqueologia e interfaces disciplinares pelo Programa de Pós-Graduação em Arqueologia pela UFS e agora doutora pela mesma instituição.

Para Jaciara “É muito gratificante essa aprovação, toda minha vida acadêmica foi feita no Campus Laranjeiras, estive na primeira turma de graduação e mestrado, no doutorado, entrei na segunda turma, eu consigo ver uma evolução do curso, inclusive ao perceber que ele tornou-se referencia nacional, muita gente de fora vem fazer Arqueologia em Sergipe. Hoje estou muito feliz e satisfeita, sinto como se fosse a conclusão de uma etapa da vida”.

A professora Olivia Alexandre de Carvalho orientadora de Jaciara acrescenta, “É um momento muito emocionante, principalmente porque ela vem desde a graduação, é a primeira sergipana doutora em Arqueologia formada pela UFS tornando-se um exemplo a ser seguido por outros alunos”.

Jaciara agora segue novos caminhos, foi aprovada no concurso da UNIVASF (Universidade Federal do Vale do São Francisco), Campus São Raimundo Nonato e em breve integrará o quadro de professores. A UFS deseja sucesso nessa nova jornada.