Sex, 31 de agosto de 2018, 11:19

EXPOPLÁSTICA: Trabalhos de alunos de arquitetura vira exposição no Campus Laranjeiras
A exposição ocorreu entre os dias 08 e 15 de agosto

Aconteceu na quarta 08 o primeiro dia de exposição dos trabalhos da unidade 1 e 2 da disciplina Plástica 1 mediada pela professora Samira Fagundes. A exposição que foi realizada ao longo do hall do campus apresentou maquetes, colagens e portfólios realizados durantes os exercícios propostos em sala de aula. Durante a disciplina que tem como base o entendimento das formas, o aluno aprende a pensar o edifício como um todo, conforme explica a professora “A partir desses exercícios a gente desperta essa flexibilização do raciocínio dos alunos, e daí eles começam a pensar em soluções criativas para o desenvolvimento das formas e como aplicar isso na arquitetura”.

A exposição que teve início no dia 08 e prolongou-se até o dia 15 de agosto foi aberta ao público durante todos os dias, a ideia que vai além de expor os trabalhos, parte da iniciativa de ocupação dos espaços do campus não só pelos alunos, mas pelos moradores da cidade.

“É importante que os alunos sintam que aquele espaço ali também é deles, por isso procuramos fazer uma conexão e colocamos trabalhos voltados tanto para dentro quanto para fora, para que as pessoas da rua também se sentissem convidadas a entrar”, explicou a professora.

Lucas Rodrigues, aluno da disciplina fala da importância da exposição e sobre como se sentiu realizado por ter seu primeiro trabalho exposto na universidade justamente no 1° período onde existe aquele sentimento de insegurança com as novas experiências.

Para a aluna Isadora Mariane expor sua maquete foi algo muito novo. Falou que nunca achou que seria exposto, especialmente pela pressão que é sair do ensino médio e fazer trabalhos de sua autoria para expor para outras pessoas. Conta também da timidez que sentiu ao ver sua maquete exposta pela falta de confiança e experiência, habilidade, porém ficou muito feliz pelo feedback positivo aos olhos do público.

Destaca também que a importância para o campus foi a circulação de pessoas num espaço que antes era vazio, fazendo assim a universidade não ser somente dos alunos como também da comunidade.

Para a estudante não foi somente para expor: “Nunca foi: vou fazer para mostrar para as pessoas, para ser bonito e sim vou fazer porque eu tenho que fazer e eu preciso aprender isso aqui”.

A docente Samira foi bastante elogiada pelos alunos pelo seu empenho, comprometimento e disponibilidade na disciplina os incentivando o semestre inteiro.