Sex, 22 de março de 2024, 16:49

Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFS lança 3º Programa Socialize-se
Submissão dos projetos de inovação social deverá ser feita até 10 de maio
foto: Yan Lima/Ascom UFS

A Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade Federal de Sergipe (Agitte/UFS) lançou a 3ª edição do Programa Socialize-se, reconhecido pelo Prêmio Boas Práticas e pelo Selo ODS 2023. A cerimônia de lançamento do edital ocorreu nesta sexta-feira, no Gabinete do Reitor.

+Clique aqui para acessar o Edital Nº 11/2024/Agitte - Programa Socialize-se 2024

O Programa Socialize-se busca fomentar o desenvolvimento de soluções inovadoras para problemas sociais, apoiando e incentivando atividades ou ações continuadas que promovam a melhoria da qualidade de vida da sociedade.

foto: Yan Lima/Ascom UFS

Para o reitor da UFS, Valter Santana, o projeto é importante porque reúne projetos que têm um impacto não só na inovação, mas que também traz um impacto social.

“É uma forma de melhor formar os nossos alunos, fazendo com que eles tenham a oportunidade de pensar ideias inovadoras que tragam um avanço para a sociedade que tanto precisa. É um momento muito feliz porque a universidade, com recursos próprios, investe na qualificação da formação e investe no desenvolvimento da sociedade”, afirma o reitor.

Valter Santana é reitor da UFS. (foto: Yan Lima/Ascom UFS)

As ações devem ser focadas no apoio à realização de projetos que desenvolvam soluções baseadas em inovação social, realizados por docentes dos campi da UFS, a serem executadas no ano de 2024. As propostas podem ser submetidas até o dia 10 de maio, exclusivamente via Sigaa, pelo caminho Portal docente > Pesquisa > Projeto de Pesquisa > Submeter Proposta Tecnológica.

Para o diretor da Agitte, Antônio Martins, o destaque do programa é conseguir unir a inovação tecnológica o impacto social positivo. “A grande relevância do projeto é melhorar a qualidade de vida das pessoas, que só viam a inovação tecnológica e não viam a inovação social. Então, a gente resolveu segmentar e abrir um programa específico para projetos voltados à inovação social”.

Antônio Martins é diretor da Agitte/UFS. (foto: Yan Lima/Ascom UFS)

Neste ano, serão financiadas 20 bolsas de graduação no valor mensal de R$ 700 para cada. Cada projeto poderá prever a alocação de até duas bolsas. Serão concedidas duas bolsas adicionais para dois projetos distintos e aprovados, dentro do limite de cotas de bolsas, que visem ampliar as oportunidades de protagonismo e de referências para discentes pertencentes a grupos socialmente vulneráveis, tais como pessoas pretas, pardas, indígenas, com deficiência, transgêneros, travestis e transexuais.

A coordenadora do Programa Socialize-se, Maria Costa, salienta que o papel da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFS é familiarizar-se com pessoas que estão em situação de vulnerabilidade e alcançar de fato quem verdadeiramente precisa.

"Não adianta estarmos na universidade se não conseguimos alcançar quem de fato está precisando. É muito emocionante saber que estamos fazendo algo que vai impactar positivamente as pessoas. Esse é o objetivo do Socialize-se", diz Maria.

Maria Costa é coordenadora do Programa Socialize-se. (foto: Yan Lima/Ascom UFS)

O Socialize-se tem um alinhamento estratégico de seus projetos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS/ONU). Sandra Sena, coordenadora estadual do Movimento ODS, explica que a parceria com a UFS já existe há algum tempo, e o projeto Socialize-se fortalece ainda mais essa relação institucional.

"A UFS já tem uma relação com o Movimento Nacional ODS há alguns anos e o projeto Socialize-se veio para agregar essa parceria e fortalecer a Agenda 2030 que tanto falamos a respeito. Precisamos de parceiros para essa pauta e a UFS é um deles", afirma Sandra.

Sandra Sena é coordenadora estadual do Movimento ODS. (foto: Yan Lima/Ascom UFS)

O evento contou com a presença de gestores institucionais e docentes egressos do programa. O professor do Departamento de Engenharia Agrícola da UFS, Mauro Cupertino, foi um deles. Ele ressalta que o edital é muito interessante, pois a universidade consegue dar um retorno concreto à sociedade. “Meu projeto consiste na democratização do acesso ao sistema de energia solar off-grid para a sociedade, que é um sistema de energia solar independente e não é linkado à rede de energia elétrica. Ele é utilizado em áreas remotas e até em áreas onde a linha de energia elétrica não chega”.

Mauro Cupertino é professor do Departamento de Engenharia Agrícola da UFS. (foto: Yan Lima/Ascom UFS)

O resultado parcial de seleção dos projetos para o Programa Socialize-se acontecerá a partir do dia 20 de maio, quando também os alunos com interesse em participar da iniciativa poderão realizar inscrição. O início das atividades dos projetos aprovados será no dia 1º de junho, com término previsto para 31 de dezembro de 2024.

Ascom UFS

Atualizado em: Qua, 27 de março de 2024, 09:12