06 de novembro a 08 de novembro

II Colóquio Cidades: Coexistências e Interfaces

A segunda edição do Colóquio Cidades: Coexistências e Interfaces, terá como tema “Cidade e Democracia”. A partir da premissa de que a cidade é um complexo produto da vida em coletividade, busca-se em especial dar visibilidade à multiplicidade de olhares sobre a cidade contemporânea.

Para isso, a reflexão, o debate e a proposição de estratégias de trabalho irão convergir para questões urbanas, abarcando diferentes áreas do conhecimento, sejam elas acadêmicas ou não. O colóquio está ancorado no “Direito à Cidade” com profissionais das áreas da Arquitetura, do Direito e da Medicina.

O formato proposto para o evento prevê além das palestras e das mesas redondas, as provocações suscitadas pelas apresentações 20 x 20 (vinte slides, vinte segundos cada) com a participação de estudantes, pesquisadores e grupos da sociedade civil. E na última noite de Colóquio estará sendo lançado o livro “Dimensões do intervir em favelas”

O evento acontecerá nas cidades de Aracaju e Laranjeiras, dentro da Semana Acadêmica (Semac) da UFS.

06 DE NOVEMBRO (QUARTA)

Centro Cultural de Aracaju

Tarde

14:00 hs - Sessão de Abertura: UFS, CAU, OAB, IAB e Funcaju.

15:00 hs – Apresentações 20 X 20

Mediadoras: Marcia Baltazar e Lygia Nunes Carvalho

Noite

19:00 hs - Mesa redonda de abertura

Mediadora: Andrea Depiere. Professora do Departamento de Direito da UFS.

Paulo Renato Vitória, pós-doutorando em Direitos Humanos pela Universidade Tiradentes (UNIT-SE): Direito à cidade: horizontes e paradoxos desde uma perspectiva decolonial.

Antonio Dias de Oliveira Neto, advogado, educador popular e militante de Direitos Humanos: Direito à cidade: sociabilidades invisíveis e (re)existências urbanas.

Maria Cecilia Tavares, professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo UFS: Direito à cidade de Lefebvre às micropolíticas urbanas.

07 DE NOVEMBRO (QUINTA)

Laranjeiras

Precariedade habitacional: experiencias práticas. Como planejar e agir?

Tarde

Mesa redonda (Mediador: Márcio da Costa Pereira)

As apresentações ficarão por conta de Karin Leitão, arquiteta, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), pesquisadora do Labhab FAU-USP e da assessoria técnica Peabiru, tratando do tema a precariedade habitacional do Brasil. E também estará presente Ana Akaishi, arquiteta e doutorando pela FAU-USP, pesquisadora do Labhab FAU-USP, que falará sobre o tema metodologia de identificação e dimensionamento da precariedade. Além das arquitetas se apresentará Frederico Leão Pinheiro, professor do Departamento de Educação em Saúde da UFS e diretor acadêmico-pedagógico do campus Lagarto-UFS, que abordará sobre o territorialização e ferramentas de planejamento local para as equipes de saúde da família.

Acontecerá também apresentação e mostra de experiências práticas e assistência técnica de habitação de interesse social.

15:00 hs – Apresentações 20 X 20

08 DE NOVEMBRO (SEXTA)

Manhã

VISITAS TECNICAS

1. Conjunto Habitacional José Monteiro Sobral, Povoado Salinas, em Laranjeiras-SE; e

2. Quilombo da Mussuca, em Laranjeiras-SE

Noite

Centro cultural de Aracaju

Palestra de encerramento ficará com Ricardo Mascarello e Heliana Faria Metting Rocha (UFBA). E durante a programação do dia terá o lançamento do livro “Dimensões do intervir em favelas”.