Sex, 18 de fevereiro de 2022, 10:01

Universidade Federal de Sergipe - Campus de Laranjeiras
...

O Campus de Laranjeiras surgiu a partir de uma parceria entre a Universidade Federal de Sergipe, a Prefeitura Municipal de Laranjeiras, o Governo do Estado de Sergipe e o Governo Federal, através do Programa Monumenta, vinculado ao IPHAN-MINC. Tal parceria permitiu que o Conjunto Arquitetônico conhecido como "Quarteirão dos Trapiches" viesse a ser restaurado com a finalidade de abrigar mais um campus da UFS no interior do Estado expandindo as ações da UFS com novos cursos e preenchendo uma lacuna na formação de profissionais em nossa região.

Inicialmente, cinco cursos foram criados especialmente para este campus: Arqueologia, Arquitetura e Urbanismo, Dança, Museologia e Teatro, pelo fato de terem afinidades artísticas, culturais e históricas com a tradição do município. A cidade de Laranjeiras é famosa por sua rica cultura popular e suas expressivas manifestações folclóricas que inspiram os cursos de Teatro e Dança.

O Curso de Arquitetura e Urbanismo não poderia estar em melhor local para instalação, uma vez que o conjunto arquitetônico onde funciona o Campus de Laranjeiras é um marco histórico nesse município. Nele foi feito um belo trabalho de restauração em seis diferentes prédios do século XIX e encontrados diversos artefatos antigos através dos trabalhos de salvamento e que serão estudados pelos discentes de Arqueologia trazendo mais conhecimento sobre a sociedade pregressa de Laranjeiras e do Brasil.

A Museologia como ciência que estuda a relação entre o homem e o patrimônio também tem em Laranjeiras uma grande fonte de conhecimento, com a existência dos Museus de Cultura Afro, o Museu de Arte Sacra e do Centro de Cultura João Ribeiro. Além da possibilidade de musealização da diversidade de patrimônio de uma cidade-monumento, também conhecida como “Atenas Sergipana” e “Museu a céu aberto”.

A licenciatura de Dança está no Campus como parte deste centro, mas funcionando num espaço mais adequados para as disciplinas práticas no prédio da antiga escola “Studium Dança” da artista Lu Spinelli na cidade de Aracaju. Em 2014, o curso de Teatro realizou transferência para o Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH).

Texto escrito pela Direção do Campus com algumas informações do livro "O Despertar do Conhecimento na Colina Azulada: a Universidade Federal de Sergipe em Laranjeiras"

E-mail: campuslar@academico.ufs.br

Atualizado em: Sex, 18 de fevereiro de 2022, 10:29