23 de agosto a 25 de agosto

1° Encontro de Bioarqueologia em Sergipe

O Departamento de Arqueologia (DARQ) da Universidade Federal de Sergipe, campus Laranjeiras, promove entre os dias 23 e 25 de agosto o 1° encontro de Bioarqueologia em Sergipe. O evento tem como tema "um novo olhar sobre as Bioarqueologias: mais do que um simples estudo de restos orgânicos" e será dividido entre mesas redondas e grupos de discurssões.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO:

1° dia (23/08/2017):

08h00-08h45:

Inscrições no Local 08h45-09h00: Abertura Oficial (Direção do Campus de Laranjeiras/UFS, Chefia do Departamento de Arqueologia/UFS, Coordenação do LABIARQ-DARQ/UFS) 09h00-09h45: Conferência de Abertura: Prof. Dr. Andrès Sebastián Muñoz (Laboratório de Zooarqueología e Tafonomía de Zonas Áridas-LaZTa, CONICETUniversidad Nacional de Córdoba-UNC, Argentina): “Sobre Traços, Restos e Conjuntos: Investigações Tafonômicas e Zooarqueológicas no Sul da América do Sul”

09h45-10h00: Aperitivos

10h00-11h45: Mesa Redonda: “Para Entender a Bioarqueologia: O que é e Perspectivas na Formação de Recursos Humanos” – Participantes: Profa. Dra. Olivia Alexandre de Carvalho (LABIARQ/DARQ/PROARQ/UFS), Prof. Dr. Albérico Nogueira de Queiroz (LABIARQ/DARQ/PROARQ/UFS), Prof. Dr. Andrès Sebastián Muñoz (LaZTa/CONICET-UNC), Profa. Dra. Cristiana de Cerqueira Silva Santana (LAP/UNEB/Campus VII/HAS Consultoria Arqueológica), Arq. Ms. Drn. Elaine Alves de Santana (MAX/PROARQ/UFS), Arq. Ms. Drn. Jaciara Andrade Silva (PROARQ/UFS), Arq. Ms. Drn. Madson de Souza Fontes (FIOCRUZ/IML-AL/CESL), Arq. Msn. Érika Sousa Vieira de Castro (PPGA/UFS).

2° dia (24/08/2017):

08h00-09h00: Inscrições no local (retardatários) 09h00-11h45: Grupo de Discussão 1: “Bioarqueologia e as Interfaces com as Ciências Exatas e da Terra” – Participantes: Prof. Dr. Albérico Nogueira de Queiroz (LABIARQ-DARQ/PROARQ/UFS) (Moderador), Profa. Dra. Olivia Alexandre de Carvalho (LABIARQ-DARQPROARQ/UFS), Profa. Dra. Divanízia do Nascimento Souza (DFI/NPGFI/UFS), Profa. Dra. Susana de Souza Lalic (DFI/NPGFI/UFS), Prof. Dr. Rogério Machado (DFI/NPGFI/UFS), Profa. Dra. Maria de Lourdes da Silva Rosa (CLGeo-DGEOL/ PGAB/UFS), Prof. Dr. Herbert Conceição (CLGeo-DEGEOL/ PGAB/UFS), Prof. Dr. Alexandre Liparini Campos (LPUFS-DBI/PGAB/UFS), Prof. Dr. Pablo Ariel Martinez (DBI/PPEC/UFS), Profa. Dra. Cristiana de Cerqueira Silva Santana (LAP/UNEB/Campus VII/HAS Consultoria Arqueológica), Profa. Dra. Rosa Cristina Corrêa Luz de Souza (GBM-UFF/UFRJ), Profa. Dra. Susi Missel Pacheco (Instituto Sauver/UFRGS/PCMBrasil), Prof. Dr. Andrès Sebastián Muñoz (LaZTa/CONICET-UNC).

11h45-12h00: Aperitivos

12h00: Encerramento das atividades do dia

3° dia (25/08/2017):

08h00-09h00: Inscrições no local (retardatários) 09h00-11h45: Grupo de Discussão 2: “Interdisciplinaridades na Bioarqueologia” – Participantes: Prof. Dr. Albérico Nogueira de Queiroz (LABIARQDARQ/PROARQ/UFS), Profa. Dra. Olivia Alexandre de Carvalho (LABIARQDARQ/PROARQ/UFS), Prof. Dr. Alexandre Liparini Campos (LPUFSDBI/PGAB/UFS), Prof. Dr. Ugo Maia Andrade (DSC/PPGA/UFS), Prof. Dr. Sílvio Santana Dolabella (DMO/PROBP/UFS), Prof. Dr. Pablo Ariel Martinez (DBI/PPEC/UFS), Prof. Dr. Adauto de Souza Ribeiro (DECO/PPEC/UFS), Profa. Dra. Vívian Karla de Sena (Colegiado de Arqueologia e Preservação Patrimonial/UNIVASF), Profa. Dra. Cristiana de Cerqueira Silva Santana (LAPUNEB/Campus VII/HAS Consultoria Arqueológica), Profa. Dra. Rosa Cristina Corrêa Luz de Souza (GBM-UFF/UFRJ), Profa. Dra. Susi Missel Pacheco (Instituto Sauver/UFRGS/PCMBrasil), Prof. Dr. Andrès Sebastián Muñoz (LaZTa/CONICETUNC), Profa. Ms. Priscila Maria de Jesus (DMS/UFS).

11h45-12h00: Encerramento do evento e aperitivos.