Ter, 27 de dezembro de 2016, 21:49

Oficina encerra atividades da Semana Acadêmica no Campus de Laranjeiras
Atividade ocorreu no anexo do Campus de Laranjeiras, e possibilitou a construção de quadrinhos voltados para educação patrimonial

Foi realizado, no dia 21 de outubro, no anexo do Campus de Laranjeiras da UFS, a oficina Arqueologia em Quadrinhos. A atividade foi ministrada pelo professor de Arqueologia Leandro Domingues Duran, com a participação do aluno do 7º período de arqueologia, Edylon Kleber Menezes.

O objetivo da oficina foi mostrar que as Histórias em Quadrinhos (HQs) têm potencial para auxiliar a arqueologia no processo de divulgação do conhecimento arqueológico, quanto base discursiva, servir como base didática para discussão de temas que interessam diretamente a arqueologia como imperialismo, identidade cultural, capitalismo, escravismo, gêneros, entre outros.

A oficina foi dividida em dois momentos. Na parte da manhã, ocorreu aula expositiva definindo o que é historinha em quadrinhos, o histórico dessa produção, análise crítica das interpretações sobre o papel desse tipo de comunicação de massa e o seu uso na arqueologia. Já o segundo momento, na parte da tarde, foi dedicado aos elementos necessários para se construir quadrinhos. Os alunos tiveram que construir quadrinhos voltados para educação patrimonial.

Para Leandro Domingues, a oficina foi importante para auxiliar os alunos na compreensão dos quadrinhos como fonte documental do seu período dentro da arqueologia histórica. “ Os quadrinhos são frutos dos hábitos e costumes sócias de determinadas grupos sociais e de determinadas épocas. É interessante que os alunos percebam as possibilidades de abordagem arqueológicas desse discurso como fonte de informação documental de forma crítica”, explicou.

A oficina encerrou as atividades da 3ª Semana Acadêmico-Cultural no Campus, contou com a participação 13 alunos do curso de arqueologia.

Atualizado em: Qua, 08 de fevereiro de 2017, 00:00