Ter, 04 de setembro de 2018, 09:00

Departamentos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental e Teatro, realiza ação de extensão no rio Cotinguiba.
Evento ocorreu no dia 17 de agosto.

No dia 17 de agosto ocorreu uma ação de extensão que teve como tema “Valorização e recuperação do Rio Cotinguiba”. O evento foi realizado em uma operação conjunta dos departamentos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental e Teatro, que foi realizado na Casa de Extensão/Oficina Escola em Laranjeiras.

A programação iniciou-se com a apresentação do projeto de extensão bem como os integrantes da equipe. Em seguindo ocorreu a apresentação da Professora Daniela Rocha do departamento de Engenharia Ambiental da UFS Campus São Cristóvão. Representando o município o secretário de meio ambiente esteve presente bem como o Reitor da Universidade Federal de Sergipe Angelo Antoniolli. Estiveram presente mais de 80 pessoas que participaram e se interessaram pelo projeto.

O projeto de extensão começou com a iniciação científica de "Urbanismo tático" que foi realizado ano passado, pela professora do departamento de Arquitetura Maria Cecília, e visava fazer intervenções na cidade a partir do que a população sentia necessidade. Ao entrar em contato com a associação de pescadores locais identificaram a necessidade chamar a atenção para melhorias no rio Cotinguiba.

Na SEMAC de 2017 ocorreu um fórum em que nele os alunos do grupo de pesquisa exibiram um minidocumentário que eles produziram sobre o rio. Foram convidados a comunidade de pescadores, as secretarias de meio ambiente e pesca da cidade e dois professores de engenharia ambiental que fizeram uma apresentação, após a esse evento os envolvidos sentiram a necessidade de continuar com projeto foi quando surgiu a oportunidade de fazer uma ação de extensão.

O projeto de extensão contaram com 3 equipes a primeira irá fazer o monitoramento da água do rio que terá apoio da SOS Mata atlântica, a segunda irá nas escolas e fará um trabalho de educação ambiental e por final será a construção de um protótipo para coleta da água da chuva.

O projeto conta com a parceria do SOS Mata atlântica, da prefeitura de Laranjeiras associação de pescadores, dos departamentos de Teatro, Engenharia Ambiental, Arquitetura e Urbanismo, Arqueologia, e a Proex. "Um projeto que envolve vários cursos, a ideia é transmitir isso para pessoas trabalhando juntamente com a associação de pescadores." conta a professora Cecília.

A ideia do projeto é capacitar à comunidade na captação da água da chuva e no monitoramento do rio, já que em um determinado momento a ação de extensão irá acabar e eles serão responsáveis pela continuidade do projeto.

Os próximos passos do projeto é colocar em prática tudo o que está na teoria, na sexta-feira dia 30 de agosto será realizada a primeira coleta no Rio Contiguiba, em setembro a professora de Teatro Márcia Baltazar dará início com o trabalho nas escolas e posterior a isso a professora Daniela Rocha abrirá o curso para captação de água da chuva.

Atualizado em: Ter, 04 de setembro de 2018, 09:01