Ter, 27 de novembro de 2018, 17:06

28° Encontro de Iniciação Científica
O Encontro ocorreu ao longo da Semana Acadêmica no período de 05 a 09 de novembro

O Encontro de Iniciação Científica (EIC) cujas apresentações ocorreram junto a V Semana Acadêmica (SEMAC), contou com a participação de alunos e professores que apresentaram projetos desenvolvidos entre os anos d 2017/2018 por meio dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e voluntária (PICVOL), além dos bolsistas da PIBIC FAPITEC.

Isabela Pereira Santos, estudante do 6° período de Arquitetura e Urbanismo foi uma das participantes do EIC, com um projeto intitulado “Usos e mapas comportamentais” orientado pela Profa. Dra. Carla Fernanda Barbosa Teixeira.

O projeto cujo nome já indica baseava-se na observação de praças e comportamento das pessoas que fazem uso delas, a respeito dessa experiência, Isabela explica: “Foi muito rica para mim, pois eu pude ter outra percepção relacionada a área de conforto térmico e a influência, estudos das caracterizações bioclimáticas das praças era algo que eu não observava muito e com a pesquisa passei fazer a relação das pessoas com o ambiente das praças e vários fatores que influenciam na dinâmica do objeto de estudo a "praça".

Sobre a SEMAC, ressalta: “É uma oportunidade de conhecer melhor nossos cursos, um mediador no sentido de permitir a interação com profissionais e discentes de diversos campos de estudo, possibilitando a troca de informações dentro e fora do ambiente acadêmico”.

A respeito do EIC o Professor de Arqueologia Leandro Domingues Duran, orientador de trabalhos de pesquisa, ressalta: “O programa de iniciação científica é fundamental principalmente na nossa área de Arqueologia, que desenvolve uma série de habilidades do discente que são extremamente úteis na atuação profissional deles. É bastante importante para a própria formação do aluno enquanto pesquisador e profissional da área de Arqueologia”

Além das apresentações a Coordenação de Pesquisa (COPES) também ofertou 3 minicursos (Redação Científica, Elaboração de projetos de pesquisa, Estratégias de leitura e sistematização de estudos acadêmicos).

Atualizado em: Seg, 10 de dezembro de 2018, 19:32