Ter, 27 de novembro de 2018, 16:37

Oficinas da V SEMAC do campus Laranjeiras.
As oficinas foram ofertadas por todos os cursos do campus

Durante a programação da V Semana Acadêmica e Cultural da UFS, os cursos do campus laranjeiras ofertaram oficinas e minicursos com o objetivo de por em prática as teorias que são exposta em sala de aula, além de possibilitar um processo de interdisciplinaridade, no qual alunos podem participar de qualquer atividade aumentando assim o seu conhecimento.

A oficina de fotografia tátil ministrada dela professora Larissa Scarano, teve como objetivo trabalhar a fotografia diferentes dos padrões. Os alunos dividiram-se em duplas, uma pessoa era vendada enquanto a outra seria o guia, depois paravam em um local e a paisagem/imagem que estava em na frente deles era descrita, em seguida, de acordo com a descrição escolhia-se a imagem que mais o agradou e tirava uma foto, onde o celular/câmera era posicionado pelo guia de acordo com o que queria mostrar. Depois os papéis foram invertidos para todos passar pela experiência.

No dia seguinte as fotografias foram texturizadas de acordo com o que era mostrado nela, por exemplo: se tinha uma árvore, escolhia-se um material que mais lembrava a textura das folhas, ainda foram escritas descrições detalhada da fotografia.

O última dia da oficina foi realizado uma atividade com as fotografias e as pessoas que estavam no Campus. Elas eram vendadas, e sentiam com as mãos a fotografia que estavam texturizadas enquanto era lida a legenda, e assim as pessoas tentavam identificar o que era descrito apenas pelo toque.

A aluna de Arquitetura Josefa Daniela Francisca Santos, contou sobre as experiencia de participar da oficina de fotografia táctil. “Foi muito interessante e enriquecedora, enxergar o mundo por alguns minutos pelos olhos de outra pessoa nos faz refletir sobre a condição dos deficientes visuais, também ver e sentir a fotografia foi uma experiência incrível”.

A oficina de portifólio foi ministrado pelo aluno de Arquitetura Felipe Santos de Almeida, no qual mostrou para os participante como elaborar um portifólio, para isso ele mostrou o seu próprio, bem como as ferramentas que foram utilizadas para fazê-lo. A atividade prática da oficina era que os presente fizessem o seu próprio portefólio a partir das orientações do ministrante.

Na oficina de elaboração de projeto de pesquisa ministrado pelo professor Dr. Jenilton Ferreira Santos, foi mostrado a estrutura de um projeto de pesquisa, tópico por tópico, em que o ministrante explicava cada um e tirava nossas dúvidas. Depois foi feito uma atividade em grupo com os principais tópicos.

No decorrer da SEMAC aconteceram ainda as oficinas de fotografia; cidade; tecnologia e documentação; Para Josefa Daniela as oficinas são uma oportunidade única para obter conhecimento. “Nos dá a possibilidade de ter novos aprendizados e experiências, trocas reais com pessoas até de outros departamentos.”

Atualizado em: Ter, 27 de novembro de 2018, 17:36