Sex, 18 de fevereiro de 2022, 08:31

Informativos
Fevereiro de 2022

INFORMATIVO CAMPUSLAR #2

17 de fevereiro de 2022

Caros discentes, docentes e funcionários do Campus Laranjeiras. Aqui está o 2º Informativo Campuslar com alguns fatos importantes do nosso campus. Pretendemos publicá-lo periodicamente, aguardem os próximos!

***********

INÍCIO DO SEMESTRE 2021.2

Após pouco mais de duas semanas, o inicio das aulas no novo semestre está tranquilo em nosso campus, ainda com poucas turmas presenciais, já que uma boa parte das primeiras aulas tem acontecido de forma remota. Como já era previsto, estas primeiras semanas foram reservadas para organização pelos professores e suas turmas, assim como para adequações ao formato presencial ou híbrido (combinação presencial e remoto).

-----------------

NOVA VICE-DIRETORA DO CAMPUS

Após processo eleitoral no Conselho de Campus, já está nomeada pelo Reitor a nova vice-diretora do campus, a prof. Dra. Ana Karina Rocha, do Departamento de Museologia (DMS). Como sabem, o prof. Samuel Albuquerque, eleito vice-diretor nas últimas eleições, pediu desligamento por motivos particulares.

Seja bem-vinda e mãos à obra! O próximo Informativo Campuslar será escrito a quatro mãos!

-----------------

COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO

Na primeira reunião do Conselho de Centro do ano, no dia 28 de janeiro de 2022, foi aprovada a criação de uma comissão provisória, a “Comissão de acompanhamento das atividades letivas no campus Laranjeiras no semestre 2021.2”.

A Comissão de Acompanhamento deverá funcionar apenas durante este semestre, a princípio com reuniões semanais, com o objetivo de monitorar e identificar demandas e problemas no uso dos espaços e instalações físicas e na organização das atividades no campus. O objetivo é garantir a qualidade do ensino e prevenir contaminações pelo novo Coronavírus neste semestre letivo típico, assim como propor melhorias e soluções para problemas encontrados no campus.

Ela é formada pelo diretor do campus, os quatro chefes de departamento, dois funcionários (Elton Mateus, coordenador administrativo, e Suelen Moura, técnica em assuntos educacionais - TAE), assim como pelas duas representantes discentes no Conselho de Centro (Laura dos Anjos e Emyly Lima, ambas estudantes de Arquitetura e Urbanismo).

Como o próprio nome diz, a comissão deverá acompanhar o desenrolar deste semestre, se convertendo em um espaço para troca constante de informações entre gestão, chefias dos departamentos e estudantes. Já aconteceram duas reuniões nas últimas sextas-feiras, dias 4 e 11 de fevereiro.

-------------------

SEMANA DE ACOLHIMENTO

Nos últimos 8 e 9 de fevereiro aconteceu o Acolhimento 2021.1, uma pequena programação de atividades para recepção dos alunos do Campus Laranjeiras neste retorno parcial após quase dois anos sem atividades presenciais. Foi muito bom poder conhecer ou rever alguns de vocês!

Na terça-feira, em uma recepção no auditório com a presença das Pró-Reitorias de Assistência Estudantil e de Extensão, houve uma pequena apresentação dos cursos e das atividades de assistência estudantil, assim como as boas-vindas de alunos veteranos aos calouros (de 2º e de 4º semestre) que não conheciam ainda o nosso campus. As secretarias de Saúde e de Cultura e Turismo de Laranjeiras também aceitaram o convite e falaram um pouco sobre suas atividades e sobre a cidade. Ainda dentro da programação, na quarta-feira houve um passeio turístico pelas ruas da cidade, visita técnica na biblioteca e uma testagem contra covid-19 realizada pela Força-Tarefa COVID-19 da UFS.

Em tempo: a ocupação do auditório foi de apenas 50% de sua capacidade total, seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19 da UFS e de acordo com a Fase 2 do Plano de Retomada Gradual das Atividades Presenciais.

---------------

TESTAGEM COVID-19

Nesta ação de testagem, foram realizados 50 testes do tipo sorológico, com uma taxa de 38% de resultados positivos. Das 19 pessoas “positivadas”, 9 delas são alunos e 10 são da gestão administrativa do campus. Todos receberam a recomendação de permanecer em casa e procurar acompanhamento médico.

Praticamente todos estavam assintomáticos, o que demonstra a importância da testagem em um máximo de pessoas possível, mesmo que não tenham sintoma algum. Não fosse a testagem, estas pessoas estariam circulando normalmente pela cidade, e provavelmente transmitindo, sem saber que estavam contaminados.

------------------

ATENÇÃO!

Novamente o aviso: quem estiver com síndrome gripal, deve ficar em casa! Isso vale para todos da comunidade universitária: alunos, professores e servidores técnico-administrativos e trabalhadores terceirizados. Os alunos devem comunicar aos seus professores.

--------------------

RESUN

Ele já está funcionando! O RESUN de Laranjeiras começou a funcionar na segunda, dia 31 de janeiro, assim como no Cultart para os alunos do curso de Dança.

Nas reuniões semanais da Comissão de Acompanhamento estamos recebendo as observações, elogios e críticas dos alunos e repassando à Coordenação de Alimentação e Nutrição da PROEST. Mas os alunos também podem preencher o formulário de avaliação do serviço ao acessar o QR Code impresso em cartazes no nosso restaurante ou através deste link:

https://www.ufs.br/conteudo/68965-alunos-da-ufs-podem-avaliar-a-alimentacao-dos-restaurantes-universitarios

--------------------

COOPERTALSE

As carteiras da Coopertalse para desconto no transporte intermunicipal entre Laranjeiras e Aracaju já chegaram e podem ser recolhidas na secretaria do campus.

Quem ainda não fez a solicitação, deve enviar ao endereço campuslar@academico.ufs.br (título do e-mail: Coopertalse): nome completo, endereço, CPF, RG, e-mail, telefone e curso e matrícula da UFS. Estas informações serão repassadas à Coopertalse, que confecciona a carteira.

-----------------

ABAIXO-ASSINADO PARA ÔNIBUS

Um grupo de estudantes que reside no município de São Cristóvão, principalmente na região do Rosa Elze, está tentando obter da Prefeitura local um ônibus para transportar estudantes para Laranjeiras. Um abaixo-assinado está na secretaria do DAU até o dia 25/02! O grupo solicita a adesão de todos os discentes que residem em São Cristóvão. Para efetuar a adesão, basta assinar e entregar cópia de comprovante de residência e atestado de matrícula.

-----------------

Um abraço a todos!

César Henriques Matos e Silva, diretor do campus Laranjeiras

direcao.campuslar@academico.ufs.br


Atualizado em: Sex, 18 de fevereiro de 2022, 09:33
Notícias UFS