Sex, 22 de dezembro de 2017, 21:11

Premiação da iniciação cientifica da SEMAC
A cerimonia de encerramento ocorreu com a entrega de premiações para alunos de iniciação cientifica.

Para encerar as atividades da SEMAC do campus laranjeiras aconteceu uma cerimônia de encerramento com a entrega da premiação dos melhores trabalhos de iniciação científica de cada curso do campus. A Professora Maria Cecilia Pereira Tavares do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Coordenadora local da SEMAC foi responsável pela entrega desse prêmio, houveram três trabalhos de arqueologia que tiraram a nota máxima, o desempate ocorreu por meio do índice de carga horaria de cada concorrente.

A aluna do 8° período de arqueologia Adriana Jussara Shuster, foi que levou o prêmio para casa, a sua pesquisa orientada pelo professor Fernando Ozório tinha como título “Análise crono-estratigráfica do sítio cipó” que são sítios arqueológicos encontrados em Canindé de São Francisco onde foram analisados mais de quatro mil cacos cerâmicos. Esse foi a fase inicial onde cinco camadas desse material e foi encontrado cerâmica até a camada 11 como nos conta Adriana, “ eu tinha encontrado da 11 até a 7 camada analisada, a minha ideia era perceber mudanças nos estilos nas tecnologias desse material e dizer quem eram as populações ceramistas que estavam ocupando esses sítios”, disse ela.

Até a conclusão dessa etapa não se notou nenhuma mudança de tecnologia e no estilo das vasilhas. Adriana ressalta que ainda tem alguns níveis para chegar até a superfície, só depois disso vai poder dizer se nas camadas há uma influência de algum grupo. “Até a camada 7 permanece até o contato com a colonização”, explica ela.

Sobre a premiação Adriana contou que ficou surpresa. “Foi uma sensação única. Eu não esperava ser premiada, então quando fiquei sabendo, fiquei sem acreditar e não sabia qual era minha colocação na premiação, isso só descobri na hora. Fiquei sem acreditar que tirei o primeiro lugar. Depois quando a ficha caiu, é uma sensação boa de que meu trabalho valeu apena e que tudo que tinha feito durante o ano estava sendo recompensado naquele momento. Porém sabia que tudo isso só foi possível graças ao meu orientador e toda a equipe do laboratório LAPSO onde eu analisava o material. O pessoal estava sempre disposto a ajudar e relatar experiências de seus trabalhos o que me ajudou na interpretação dos dados produzidos do meu trabalho. Até porque sei que concorri com trabalhos muito bons. Assim na hora sabia parte de ter ganhado foi do meu esforço, mas, não tinha ganhado sozinha ganhei com a equipe do LAPSO”, esclarece ela.

As duas pesquisadoras que receberam menção honrosa foram das alunas de arqueologia: Maria Sandra Nunes da Silva orientada pelo professor Fernando Ozório, cujo o tema foi “ Análise espacial da cerâmica do sítio justino Sergipe” e Lycia Macley dos Santos Silva orientada pela professora Daniela Magalhães Klökler com o tema “Formação de coleções de referencia para o baixo São Francisco”.

A professora Maria Cecilia Pereira do DAU foi a coordenadora local do Encontro de Iniciação cientifica (EIC) desse ano e comentou que o mesmo foi decentralizado, pois nas edições anteriores acontecia centralizado no campus São Cristóvão, e esse ano foi em cada campus, ela ainda nos contou como foi a IV EIC, “ocorreu tudo bem, tivemos vários participantes os alunos participaram também, é sempre interessante escutar as pesquisas”.

Atualizado em: Sex, 22 de dezembro de 2017, 21:23