Qua, 02 de maio de 2018, 15:41

IV Semana Acadêmica de Arqueologia da UFS
As atividades ocorreram durante toda a semana

Aconteceu na última quarta feira (18), no auditório da UFS a mesa redonda que teve como tema: Arqueologia e Antropologia Indígena. A mesa foi composta pelos professores Fernando Ozorio e Lorena Garcia, ambos do Departamento de Arqueologia, Ugo Maia professor do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós Graduação em Antropologia, além do estudante David Isaac do 3º período de Arqueologia e integrante de uma comunidade indígena.

O objetivo da mesa foi falar sobre a importância da arqueologia e a antropologia para as comunidades indígenas, e mostrar que para além dos assuntos acadêmicos a arqueologia é um curso é feito para as pessoas.

Os professores falaram sobre a importância das intervenções e pesquisas e que as demandas indígenas têm alguns aspectos diferentes. Para o professor Ugo Maia “o principal problema dessas comunidades é a demarcação territorial”.

O estudante David falou sobre a importância da arqueologia na sua comunidade indígena, “A arqueologia usa fontes secundárias, documentações e estudos para falar da história do nosso povo, tanto a arqueologia quanto a antropologia serve como base para aqueles índios que não tem voz e tem como objetivo principal resgatar a identidade cultural do nosso povo”.

A estudante Sofia de Lima do 5º período de Arqueologia também falou sobre o tema: “As comunidades indígenas são as quem mais se interessam pelo trabalho dos arqueólogos, muitas das vezes é preciso à intervenção da arqueologia para que essas comunidades possam ter voz, muitos grupos indígenas pedem a pesquisa arqueóloga para comprovar que aquele território é deles. Como nossos professores sempre falam, a arqueologia é feita para os outros, para mim uma Arqueologia que não sirva para a vida não serve para nada”.

O calouro José Ronaldo falou sobre o tema e sobre sua primeira semana no campus: “Essa semana para mim está servindo como um norte, sobre o que é o mundo da Arqueologia, e principalmente sobre sua importância na sociedade. Estou muito animado com o curso, principalmente em saber que vou estudar a sociedade em geral, pois antes eu achava que a Arqueologia estudava apenas o passado, é muito bom saber que vou estudar também o presente e o futuro, além de que os professores aparentam ser muito bons”.