Sex, 03 de agosto de 2018, 10:31

Primeira Semana Acadêmica de Museologia Campuslar
Evento ocorreu entre os dias 09 e 11 de julho

A primeira semana de Museologia foi promovida pelos alunos do curso e integrantes do CAMUFS Darly Anderson Calumby, Douglas Santos Neco e Rafael dos Santos Machado, que trouxe como tema “Por uma museologia comprometida com a vida”. A ideia surgiu pela necessidade em abordar assuntos que eram pouco ou nunca falados dentro do curso. O evento contou com palestras, mesas redondas, performances artísticas e apresentações de dança.

No primeiro dia de evento ocorreu uma mesa cuja temática era “Museologia e vida da população negra” com os palestrantes Janaina Couvo, Neila Maciel e Rogério Alves. O museólogo e também ex-presidente do Centro Acadêmico de Museologia da UFS Roberto Fernandes, apresentou a trajetória do centro durante os 11 anos de existência do curso, além da importância da representação estudantil. Para finalizar o dia ocorreu uma apresentação artística da Companhia de Dança Nelson Santos, com a coreógrafia Caminhos.

A abertura do segundo dia foi com a exibição do documentário "Favela Gay" que serviu como ponte para o tema da mesa do dia, Museologia e vidas LGBT´s que contou com a presença da professora de Letras – Francês, transfeminista e ativista LGBT Linda Brasil, da aluna de museologia e militante do levante popular da juventude Milena Almeida e do delegado da policia civil Mário Leony.

No terceiro e último dia de evento a discente Vilami Paixão apresentou sua performance “Na minha pele”. Em seguida deu-se inicio a última mesa temática: Por uma Museologia a Serviço da vida, com a Professora de biologia e artista plástica Alice Pagan, a museóloga Jislaine Santana e Roberto Fernandes também museólogo.

A importância desse evento surgiu do alto índice de evasão do curso de museologia, o aluno Douglas Santos contou um pouco a relevância do mesmo. “Para os alunos a semana acadêmica serve para despertar o maior interesse no curso, trazê-los para compor participar e discutir os temas em questão e trazer outros temas. Para o curso é fundamental para aumentar a visibilidade e diminuir o numero de evasão”.

Dentro da programação da semana acadêmica fez-se a inauguração da exposição intitulada “PRENDAda desTRAVAda”, com a curadoria dos três discentes organizadores do evento, a exposição trás 14 obras em telas da artista Alice Pagan, tornando-se a primeira amostra de obras de arte no estado de Sergipe que tem como protagonista uma artista mulher trans.

Atualizado em: Sex, 17 de agosto de 2018, 09:43