Ter, 04 de setembro de 2018, 00:54

“Brinquedos: Memórias da infância”, Exposição dos alunos de Museologia do Campus Laranjeiras
A exposição ocorreu entre os dias 20 e 31 de agosto

Aconteceu entre os dias 20 e 31 de agosto a exposição “Brinquedos: Memórias da infância”, desenvolvida pela turma de Expografia II-2018.1 do curso de Museologia.

A exposição foi realizada no Campus Laranjeiras e apresentaram alguns brinquedos que foram fabricados e comprados pela turma, o objetivo da exposição foi relembrar aos visitantes alguns brinquedos da infância, onde gerações passadas puderam vivenciar brincar e hoje a nova geração não tem mais esse contato por conta das diversas tecnologias.

A exposição foi aberta ao público, mas teve como público alvo algumas escolas do município e a Casa de Convivência para idosos, que foram convidadas para prestigiar esse trabalho. O intuito da exposição para as crianças foi mostrar os brinquedos do passado, onde seus pais e avós já brincaram em outra geração, e para os idosos da casa de convivência foi para que eles pudessem relembrar a sua infância e pudessem ver novamente alguns brinquedos que fizeram parte de suas vidas.

“O tablet o telefone e o computador acabaram ganhando mais espaço e os brinquedos da geração passada ficaram de lado, ou até mesmo ganharam o esquecimento, esse tipo de trabalho é de extrema importância, pois as crianças precisam ser criança, e ser criança é viver esse universo lúdico, imaginativo, esse mundo de fantasia que esta se perdendo com o passar do tempo, é necessário recuperar um pouco desse “ser criança” e isso tem a ver muito com essas brincadeiras, por esse universo imaginativo e é um pouco disso que a exposição buscou trazer, as crianças tem que conviver com a tecnologia sim, mas tudo no seu tempo e sua idade”, explicou a professora Priscila Maria de Jesus mediadora da turma.

A exposição contou também com algumas oficinas de confecções de brinquedos, foram confeccionadas pipas, bonecas, entre outros, todos os brinquedos foram confeccionados com matérias recicláveis e com materiais de baixo custo.

O aluno Richard Widley, estudante do 8°ano do ensino fundamental da Escola João Ribeiro falou sobre o que ele achou da exposição, “Foi muito interessante ver todos esses brinquedos de antigamente, alguns desses brinquedos eu já brinquei, como a pipa o pião, o carrinho de madeira, mas hoje em dia não brinco mais, outros brinquedos nunca tinham visto, nem meus pais me falaram deles, mas foi muito bom conhecer”.

“Esse tipo de trabalho é muito importante para convidar a população a conhecer os trabalhos do compus, muitos não se sente muito a vontade em prestigiar os eventos, a entrar e conhecer melhor, ter essa convivência com a população, com os estudantes fortalece muito nosso trabalho, pois nossos eventos não são apenas para os universitários, mas também para o público externo” acrescentou a professora Priscila.

A professora aproveita para convidar a todos a prestigiar a próxima exposição, que teve início dia 31 de agosto e trouxe como tema “Se esse corpo fosse meu” e como propósito falar sobre a questão da violência contra mulher, tendo como foco a cidade de Aracaju. A exposição segue até o dia 15 de setembro e está localizada no Centro Cultural de Aracaju.

Atualizado em: Ter, 30 de outubro de 2018, 16:31