Ter, 27 de novembro de 2018, 17:04

Eventos da V SEMAC discutiram a cidade de Laranjeiras
O evento aconteceu no período de 05 a 09 de Novembro de 2018

Durante a Semana Acadêmica foram realizados fóruns que tinham a cidade de Laranjeiras como foco de debate, entre eles, o fórum intitulado “Territórios Híbridos: Alternativas para a integração dos povoados de Laranjeiras do século XXI, coordenado pelo Prof. Márcio da Costa Pereira. O fórum contou com a participação de alunos de Arquitetura que apresentaram um projeto desenvolvido junto ao professor, que tinha a ideia de utilizar o conceito híbrido e usá-lo como auxílio no desenvolvimento de planos que serviriam como eixo norteador do projeto.

O projeto que incluía a criação de praças, postos, feiras e creches pretendia construir um círculo completo de atendimento à comunidade, agregando os territórios usando a BR como trecho integrador. Todo projeto permeou pelos bairros e povoados de Laranjeiras, entre alguns deles, a Mussuca, o bairro Pastora, e Pedra Branca.

A concepção do projeto deu-se a partir de atividades de reconhecimento desses espaços, realizadas pelos alunos, no qual verificou-se a precariedade dos territórios no que diz respeito às bases econômicas, saneamento, transporte público, abastecimento de água e outros.

Ao longo da semana também ocorreu a exposição “O Rio Cotinguiba e suas gentes” coordenada pela Profª Drª Daniela Magalhães Klokler. A exposição a princípio partiu da ideia de expor as fotos da monografia de defesa de curso da aluna Raimunda Nonata Rocha intitulado “Um olhar etnoarqueológico: catadores tradicionais de moluscos, da comunidade do Povoado Pastora”, responsável por parte das fotos. A ideia expandiu e foi incluída à exposição fotos do projeto de iniciação científica de 2015 do aluno Maurício no qual continha fotos da colônia de pescadores Z- 14 de Laranjeiras.

Sobre a exposição, Daniela explica: “Os dois estavam tentando a partir do conhecimento tradicional dessas marisqueiras e pescadores tentar entender um pouco mais sobre como a coleta e a pesca eram feitas no passado. A ideia era a partir desses trabalhos tentar compreender melhor como seria essa vida de contato maior com a natureza. A ideia era fazer essa analogia, entender mais do passado através do estudo dessas populações”.

As fotos selecionadas pelos próprios alunos tinham como objetivo auxiliar o público a compreender a relação que a população de Laranjeiras tem com o Rio Cotinguiba e com o mangue. As fotos ficaram expostas ao longo da SEMAC no hall do campus.

O II fórum Rio Cotinguiba coordenado pela Profª Drª Maria Cecília Tavares discutiu estratégias de recuperação do rio, a partir da união da universidade junto aos moradores de Laranjeiras através de ações integradoras. O projeto inclui a colocação de lixeiras de coleta seletiva ao longo da cidade a fim de evitar o despejo de lixos domésticos no rio. Além disso, a alteração do despejo do esgoto da universidade, que é lançado ao rio sem tratamento, assim como as demais casas da cidade. O fórum contou com a participação de moradores de laranjeiras, como propósito de estreitar os laços entre universidade e moradores da cidade.

Atualizado em: Seg, 10 de dezembro de 2018, 20:16