Ter, 27 de novembro de 2018, 17:11

I semana de Arqueologia de ambientes aquáticos.
Evento ocorreu do dia 07 a 09 de novembro.

Concomitante ao que acontecia na V Semana Acadêmica e Cultural da UFS, o departamento de arqueologia promoveu a I semana de Arqueologia de ambientes aquáticos, cujo objetivo foi discutir a temática trazendo debates, palestras, oficinas e minicursos.

O atual diretor e também professor de arqueologia do Campus Gilson Rambelli, iniciou a primeira mesa redonda “Arqueologia em ambientes aquáticos: o ontem, o hoje e o que fazer a partir de agora” com uma breve história da arqueologia em ambientes aquáticos no Brasil, para isso, apresentou uma autobiografia já que ele foi um dos primeiros a pensar e pesquisar no país. O professor Leandro Duran também compôs a mesa expondo suas pesquisas sobre a temática.

No mesmo dia ocorreu duas palestras: “Sítios pré-histórico litorâneos”; “Os remeiros e a navegação no rio São Francisco”. O primeiro foi ministrado pela professora Dr. Daniela Kloker, no qual foi apresentados os resultados de uma pesquisa feita em um determinado sitio litorâneo. Já o segundo, foram expostos o processo de representação do rio São Francisco no Brasil, além do trabalho dos remeiro nos mesmo.

Para finalizar o primeiro de dia, aconteceu a segunda mesa redonda, “A Arqueologia de ambientes aquáticos no licenciamento ambiental”, foram abordados a temática sobre o problema da divisão entre arqueologia de ambientes aquáticos e terrestre. O componente da mesa Me. Luis Felipe Freire argumentou que os profissionais de arqueologia devem aprender sobre a arqueologia de ambientes aquáticos, pois, dessa forma visualizarão a arqueologia como um todo, e não apenas com uma visão limitada, focada apenas no terrestre, para isso apresentou sua história e sua vivencia como pesquisador, além de mostrar a realidade da pesquisa de licenciamento ambiental.

Minicursos e oficinas

O segundo e terceiro dia da semana foram marcadas pelos minicursos e oficinas, em que os alunos puderam praticar e visualizar como é a arqueologia de ambientes aquáticos na prática.

O professor Dr. Leandro Duran ministrou o minicurso: Tumbeiros: uma arqueologia do tráfico de transatlânticos de escravos, nela foi apresentado um filme seguido de debate para criar uma percepção sobre a época das diásporas africanas pelo mundo.

O Me. Me. Luis Felipe Freire foi responsável pela ministração de dois minicursos: Fotogrametria 3D na arqueologia de ambientes aquáticos e introdução ao licenciamento Arqueológico de ambientes aquáticos. No primeiro foi mostrado para os participantes como utilizar as câmeras DSLR, as características das fotografias, posição, luminosidade, apresentação de vídeos explicativos, com objetivos de compreender como funciona o processo fotográfico em 3D na arqueologia. O segundo, foi apresentado o resultados de suas pesquisas na área de licenciamento ambiental.

Ocorreram ainda os minicursos de: Comunicação e Arqueologia de ambientes aquáticos, introdução ao mergulho para prática arqueológica e primeiros socorros.

A programação seguiu com a apresentação de trabalhos, e a terceira mesa redonda “Mulheres ao mar”. No ultimo dia da semana de arqueologia de ambientes aquáticos ocorreu um passeio de barco com os pescadores da cidade de laranjeiras, no qual os alunos puderam experimentar uma experiência totalmente inovadora.

Atualizado em: Seg, 10 de dezembro de 2018, 20:28