Qui, 31 de março de 2022, 14:40

Informativos
Março de 2022

INFORMATIVO CAMPUSLAR 3

29 de março de 2022

Chegou a 3ª edição do Informativo CampusLar!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O Campus Laranjeiras comemora 15 anos!

No dia 26 de março de 2007 aconteceu a aula inaugural das primeiras turmas dos cinco cursos iniciais do Campus Laranjeiras, ainda no prédio provisório – onde hoje está o CAIC. Os diretores na época eram José Airto Batista e Marcelo Maciel e apenas em 2009, com a presença do então presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, os atuais prédios foram inaugurados. À época os cinco cursos eram Arqueologia, Arquitetura e Urbanismo, Museologia, Teatro e Dança – estes dois últimos como Licenciatura e os demais bacharelados. Atualmente o Curso de Teatro não faz mais parte do CampusLar, mas continuamos ligados pela história e pelo desejo mútuo de prosperarmos sempre.

Embora originalmente a expressão “campus universitário” expresse um modelo espacial que coloca a universidade encastelada em si mesma e longe do ambiente urbano, isso não acontece em Laranjeiras pois ocupamos um campus dentro da cidade. O primeiro campus surge em 1774 em Princeton, Estados Unidos, e logo depois outras universidades constroem seus campi fora das cidades, em espaços rurais, buscando um ambiente supostamente bucólico e livre da “bagunça” do ambiente urbano. Para os pesquisadores da época, a cidade só atrapalhava... Este modelo espacial é bastante consolidado no Brasil, mas aqui trazemos a crítica quanto à origem e ao uso do termo sem grandes reflexões para que nunca percamos a capacidade da análise.

Dessa forma, subvertemos a lógica naturalizada de que uma universidade deve “fugir” da cidade e acreditamos que a universidade deve atuar, especialmente na cidade que ocupa. Sabemos que ainda temos que avançar nesta nossa relação com Laranjeiras e os laranjeirenses, mas temos a vantagem de já estarmos aqui, por perto. Queremos que os moradores entrem mais no campus da mesma forma que queremos perguntar à comunidade como podemos ser mais eficientes para a população. A UFS e a cidade devem prezar pelo que têm e buscar, conjuntamente, por um campus mais forte. Todos ganham.

Parabéns a todos nós!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

COVID-19: MUDANÇA PARA A FASE 3

Considerando as fases previstas pelo Plano de Retomada Gradual da UFS, a Universidade passou a partir de terça-feira, dia 22/03, para a Fase 3, de acordo com a Portaria 247/2022/GR.

A decisão foi tomada pelo CONSU em reunião ordinária na segunda-feira, dia 21, após publicação de Nota Técnica do Comitê de Enfrentamento à Covid, que recomendou a mudança de fase. A principal alteração diz respeito à taxa de ocupação dos espaços, que passou de 50 para 80% da capacidade total de salas de aula, espaços da biblioteca, RESUN etc. Isso vale também para o BusUFS.

Com relação às atividades letivas, pode haver alteração na classificação de disciplinas, algumas podendo passar para Totalmente Presencial, por exemplo, a depender das condições de ocupação das salas. A decisão cabe a cada departamento, em comum acordo com professora(o), que deverá informar aos alunos caso haja alguma alteração.

Nada muda com relação à obrigatoriedade de vacinação completa e do uso de máscaras (mesmo com a decisão recente da Assembléia Legislativa de Sergipe sobre o uso destas).

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ACERVO GERAL DAS BIBLIOTECAS ESTÁ LIBERADO PARA USO A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA, 28/03

O Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Sergipe (SIBIUFS) informa a toda comunidade acadêmica que, a partir de segunda-feira, 28/03, o acesso ao acervo geral das bibliotecas está liberado.

Com a liberação do acesso ao acervo fica suspenso o agendamento prévio para empréstimos, devendo os mesmos serem realizados diretamente na Biblioteca, como anteriormente à pandemia. Também está suspensa a quarentena de materiais, o que dará maior agilidade ao retorno das obras devolvidas.

Saiba mais em:

https://bibliotecas.ufs.br/conteudo/69207-acervo-geral-do-sibiufs-sera-liberado-para-uso-a-partir-de-segunda-feira-28-03

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

FALECEU “SEU DUDA”, DA CHEGANÇA ALMIRANTE BARROSO

Faleceu aos 95 anos José Francisco dos Santos, o Seu Duda, que dedicou a maior parte de sua vida aos folguedos e manifestações culturais de Laranjeiras. Seu Duda atuou durante muitos anos como Feitor na Festa de Lambe-Sujo X Caboclinhos e foi contemporâneo de Mestre Oscar na Chegança Almirante Tamandaré, onde exercia o papel de Primeiro Tenente. Também contribuiu significantemente para a manutenção e continuidade das manifestações culturais laranjeirenses, principalmente junto às gerações que lhe sucederam.

O Campus de Laranjeiras lamenta a sua morte e registra aqui as condolências para seus familiares e todas as pessoas que também sentem essa perda.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

COMO FUNCIONA O CAMPUS POR DENTRO?

ORGÃOS COLEGIADOS NO CAMPUS

Muitas decisões importantes no nosso campus não são tomadas pela direção de forma isolada, mas por um grupo de conselheiros que se reúne em órgãos colegiados previstos no Estatuto da universidade, com representação obrigatória de discentes, docentes e servidores técnicos-administrativos.

Conselho de Campus e Coordenação de Cursos são os dois órgãos colegiados dos campi e centros na UFS. Eles são parte da gestão democrática das universidades brasileiras, mas devemos sempre lutar para mantê-los funcionando e em completo acordo com seus objetivos!

  • Conselho de Campus

É um órgão normativo, deliberativo e consultivo, e trata de questões administrativas e de funcionamento do campus e dos cursos. Suas reuniões ordinárias são mensais e abertas ao público, mas atualmente acontecem de forma remota. Vocês querem saber o que acontece e o que é decidido? As atas das reuniões desde setembro de 2021 estão publicadas na página do campus:

https://laranjeiras.ufs.br/pagina/24479-atas-das-reunioes-do-conselho-do-campus

Logo as reuniões voltarão a ser presenciais, então qualquer um poderá entrar na sala e assistir. No modelo remoto, quem quiser pode solicitar o link de acesso à secretaria do campus e assistir. As próximas reuniões neste semestre serão em 13 de abril e 11 de maio. O mais importante é deixar claro que as reuniões são abertas, democráticas e participativas.

Composição:

I. Diretor do Centro, como seu Presidente;

II. Vice-Diretor do Centro, como Vice-Presidente;

III. Chefes dos Departamentos;

IV. Diretores dos Órgãos Suplementares vinculados ao Centro;

V. 04 (quatro) representantes do corpo docente;

VI. 02 (dois) representantes dos discentes e,

VII. 02 (dois) representantes dos técnico-administrativos.

  • Coordenação de Cursos

Este colegiado estava desativado e voltará a funcionar em breve! Também é deliberativo. É um colegiado de natureza técnica que trata de questões acadêmico-pedagógicas, devendo promover a supervisão, a integração e a avaliação, do ponto de vista didático-científico, dos cursos regulares vinculados ao campus. Suas reuniões mensais também devem ser obrigatoriamente abertas ao público.

Composição (11 membros):

I. Diretor e Vice-Diretor do Campus, que serão respectivamente, o seu Presidente e Vice-Presidente;

II. Presidente de cada Colegiado de Curso;

III. um representante docente integrante de cada Colegiado de Curso e,

IV. um representante discente integrante de um dos Colegiados de Curso do Campus.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

FORMULÁRIO: TRANSPORTE ENTRE ARACAJU E LARANJEIRAS

A Comissão de Transporte e Residência do Campus elaborou um formulário com o objetivo de fazer um levantamento de dados referentes ao transporte dos alunos de Laranjeiras. Os resultados obtidos por esse formulário serão utilizados como base para futuros aprimoramentos.

Pedimos a todos que respondam urgentemente, só assim teremos informações sobre a situação atual.

Clique aqui para responder:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdVJTRLfYJfB0t3jCBYi2khDTHqTA6xkOM4u

wzZOdIHuCDQfA/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0&usp=mail_form_link

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

AVISOS

Testagem contra COVID-19

Na quarta-feira, dia 6 de abril, haverá mais uma testagem contra COVID-19 para todos do CampusLar: alunos, professores, técnicos-administrativos e terceirizados. A testagem será feita pela Força-Tarefa Covid-19, da UFS, com a equipe coordenada pelo Prof. Lysandro.

Esta será a quarta testagem em massa realizada no nosso campus desde novembro de 2021. Desta vez, ela será realizada no hall de entrada para não prejudicar as aulas que acontecem no auditório. Apareçam!

Síndrome gripal

Novamente o aviso: quem estiver com síndrome gripal, deve ficar em casa! Isso vale para todos da comunidade universitária. Os alunos devem comunicar aos seus professores.

RESUN

Estamos acompanhando o funcionamento do RESUN de Laranjeiras, assim como no Cultart para os alunos do curso de Dança.

Nas reuniões semanais da Comissão de Acompanhamento estamos recebendo as observações, elogios e críticas dos alunos e repassando à Coordenação de Alimentação e Nutrição da PROEST. Mas os alunos também podem preencher o formulário de avaliação do serviço ao acessar o QR Code impresso em cartazes no nosso restaurante ou através deste link:

https://www.ufs.br/conteudo/68965-alunos-da-ufs-podem-avaliar-a-alimentacao-dos-restaurantes-universitarios

Coopertalse

Para quem ainda não sabe, alunos de Laranjeiras podem solicitar carteiras da Coopertalse para desconto no transporte intermunicipal entre Laranjeiras e Aracaju.

Quem ainda não fez a solicitação, deve enviar ao endereço campuslar@academico.ufs.br (título do e-mail: Coopertalse): nome completo, endereço, CPF, RG, e-mail, telefone e curso e matrícula da UFS. Estas informações serão repassadas à Coopertalse, que confecciona a carteira.

Alterações no BusUFS

A partir do dia 21/03, segunda-feira, houve alteração no ponto inicial/final do BUSUFS no Campus São Cristóvão, após entendimentos com o DITRAN (Divisão de Transporte) e conversas com diversos alunos.

O novo ponto de parada estará localizado ao lado do novo prédio da DIASE (prédio colorido) nas proximidades da entrada para o Rosa Elze e próximo do Colégio de Aplicação.

Verificamos que a maioria dos alunos vêm do terminal de ônibus e do Rosa Elze, por isso a nova localização irá reduzir a distância percorrida. O novo ponto tem sombra de árvore durante uma boa parte do dia e está localizado ao lado de uma passarela coberta, em caso de chuvas. Há intenção do DITRAN em instalar um abrigo no futuro.

Havendo dúvidas ou reclamações, estamos à disposição na sala da direção, através do telefone 79-98107 3516 (César) ou email:direcao.campuslar@academico.ufs.br

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

DCE-UFS APRESENTA | SEMINÁRIO "DITADURA NUNCA MAIS!"

Na passagem dos 58 anos do golpe militar, ocorrido em 1964, o Diretório Central dos e das Estudantes da UFS, em conjunto com o Observatório da Democracia, realizará de 30 de março a 01 de abril o seminário “Ditadura nunca mais: para que nunca se esqueça e nunca mais aconteça!".

Este evento tem por objetivos:

  1. resgatar e reativar as memórias, quanto às violações e resistências ocorridas no Brasil e em Sergipe no período da ditadura;
  2. analisar as lacunas do processo de transição e redemocratização, com foco nas permanências que afetam a democracia brasileira, em especial o papel desempenhado pelas Forças Armadas nesse momento.

PROGRAMAÇÃO

  • 30/03/2022 quarta-feira - 09h-13h

Cine-debate: exibição do documentário “Operação Cajueiro - Um Carnaval de Torturas”.

Local: Auditório da Didática 5 (Campus São Cristóvão)

Debatedores:

- Andréa Depieri de Albuquerque Reginato - Professora do Departamento de Direito da UFS e ex-secretária executiva da Comissão da Verdade de Sergipe.

- José Iran Barbosa Filho – Historiador, professor de história da rede estadual de Sergipe, Deputado e vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da ALESE

  • 31/03/2022 quinta-feira - 14h – 17h

Mesa: “As artes como resistência na ditadura militar no Brasil e em Sergipe”

Local: Praça da Didática 1

Palestrantes:

- Luís Eduardo Oliva - Advogado e ex-secretário de Direitos Humanos do Governo de Sergipe

- Monyce Araújo da Silva - Graduanda em Letras Vernáculas na UFS e coordenadora do DCE.

- Luan Dias - Graduando em Artes Visuais na UFS e vice-presidente do DCE.

  • 01/04/2022 sexta-feira - 17h-20h

Mesa: “Os militares na política ontem e hoje”

Local: Praça da Didática 1

Palestrante:

- Lis Barreto - Graduada em Relações Internacionais pela UFS e Doutora em Ciência Política pela UFSCAR e Universidade de Lisboa.

Debatedores:

- Sônia Meire Santos de Azevedo de Jesus - Professora aposentada do Departamento de Educação da UFS

- Saulo Henrique Souza Silva - Professor de Filosofia do Colégio de Aplicação (CODAP).

*Inscrição pelo SIGAA para Certificado de 10h.

LINK: https://www.sigaa.ufs.br/sigaa/public/portal_cursos_eventos/area_interna_portal_cursos_eventos.jsf

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Quem desejar publicar algum aviso ou informação, pode nos procurar!

César Henriques Matos e Silva, diretor

Ana Karina Rocha, vice-diretora

direcao.campuslar@academico.ufs.br


Atualizado em: Qui, 31 de março de 2022, 15:22
Notícias UFS